Oratório dedicado à Lamentação do Corpo de Cristo em exposição

02 Abril 2014
Dando continuidade à iniciativa “A Peça do Mês”, promovida pelo Museu Municipal, encontra-se em exposição, durante o mês de abril, no átrio dos Paços do Concelho, uma nova peça onde se celebra a Morte e a Ressureição de Cristo, uma maquineta (pequeno oratório com porta envidraçada) dedicada à Lamentação do Corpo de Cristo.

A figura central e principal desta representação é o corpo de Cristo morto deposto sobre uma plataforma de pedra. À sua volta convergem oito personagens. O drama aqui retratado, envolto numa atmosfera de grande sofrimento e tensão é visível nas expressões faciais de dor e luto perante o corpo inerte de Cristo.
A presente maquineta pertence ao espólio da Casa de José Régio, incansável colecionador de obras de arte que, ao longo da sua vida, recolheu, comprou ou trocou peças de arte, na sua grande maioria de arte sacra.