“Porcaria” – pintura de JairVCardoso

01 Abril 2014
No próximo dia 5, inaugura no Auditório Municipal uma exposição de pintura do artista brasileiro JairVCardoso.

Sobre a temática exposta e o título adotado, o autor, nascido em Porto Alegre, diz o seguinte:

“Utilizar o tema ‘porcaria’ para desenvolver uma série de pinturas, foi um ‘gancho’, uma metáfora, para tratar de um tema que me inquieta: … a banalização.

Assistir à matança de um porco, facto frequente no meio rural, folclórico, tradicional e fonte de sustento de pessoas, para mim foi extremamente chocante.

Não estou questionando o ritual, a tradição. Alerto que um ato, que é banalizado para uns, é um tremendo choque para um desacostumado. Toda a banalização é perigosa: exclui a crítica, exclui o critério moral.

Ironizo e ponho no meu trabalho o convívio e a loucura dos relacionamentos do mundo em que vivemos”.

A entrada é livre e a exposição estende-se até 26 de abril, de terça a sábado, das 14h00 às 19h00 e das 20h30 às 23h00.