Cividade de Bagunte

31 Março 2014
No âmbito da atividade desenvolvida pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila do Conde, encontram-se em curso diversos trabalhos com vista à valorização daquele Monumento Nacional.

Com a colaboração da APPA-VC, que cedeu dois trabalhadores com contratos de emprego-inserção celebrados com IEFP no âmbito da Medida CEI Património, está a proceder-se à limpeza e controlo de vegetação na área de ruínas.

Paralelamente, encontra-se em fase adiantada o projeto de desenho assistido por computador das estruturas arqueológicas que se encontram a descoberto. Durante o próximo verão é expectável que se termine o levantamento georreferenciado dessas mesmas estruturas arqueológicas. Uma vez terminadas, estas tarefas permitem a criação de modelos 3D que, para além de possibilitarem uma melhor compreensão das ruínas por quem as visita, serão um instrumento inovador para quem desenvolver estudos científicos neste sítio arqueológico.

Apesar das dificuldades que país atravessa, o esforço que a Câmara Municipal vem desenvolvendo neste sítio arqueológico é um sinal claro do seu compromisso para com a preservação do Património existente no concelho, no qual se empenha para estruturar trabalho para anos futuros.