Conselho Municipal das Pescas

24 Março 2014
Realizou-se, na passada sexta-feira, uma reunião do Conselho Municipal das Pescas que contou com a presença da Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz e do Vereador ligado ao sector, Dr. José Aurélio Baptista, do Comandante da Capitania do Porto de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, Capitão de Fragata Artur Simas Silva, da Associação Pró Segurança Homens no Mar, Mestre José Festas, do Dr. Duarte Sá e do Armador José Luís pela Associação de Armadores de Pesca do Norte, do Armador Carlos Cruz da Apropesca, de José Meireles do Sindicato de Pescadores, da Presidente da Junta de Vila do Conde, Prof.ª Alcides Aguiar, da Dra. Renata Martins e do Comandante Costa Rei do Gabinete de Apoio ao Pescador.

Dos vários assuntos tratados, destaca-se a preocupação de todas as entidades pelo crescente assoreamento da barra que tem impedido a saída e entrada das embarcações nos portos de pesca das duas cidades, bem como a questão relacionada com o Fundo de Compensação Salarial a que têm direito os pescadores em períodos que estejam impedidos de desenvolver a sua atividade, bem como a criação de uma linha de crédito especificamente direcionada para os armadores de forma a conseguirem ultrapassar dificuldades financeiras provocadas pela impossibilidade de navegarem e assim desenvolverem a atividade piscatória.

O Conselho Municipal das Pescas decidiu avançar com uma missiva à Senhora Ministra da Agricultura e do Mar, convidando-a a deslocar-se a Vila do Conde para verificar “in loco” as dificuldades e a realidade do sector das pescas, com vista à evidente necessidade da permanência de uma draga na barra e no rio em Vila do Conde e no porto da Póvoa de Varzim para que as embarcações possam entrar no mar sem dificuldades, bem como para agilizar e serem atribuídos com oportunidade os subsídios relativos ao Fundo de Garantia Salarial.