Comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta

18 Março 2014
No âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Árvore e do Ano Internacional da Floresta, a Câmara Municipal de Vila do Conde irá promover um conjunto de atividades que visam sensibilizar as crianças e jovens para a temática das árvores, como símbolo da preservação da biodiversidade, assim como o importante papel desempenhado enquanto elemento natural na composição do meio urbano, contribuindo para a qualidade de vida da população.

Assim terá lugar no próximo dia 21 de março:
• Leitura e ilustração do livro “Arvontade - O País das Árvores”, de Lurdes Custódio, para crianças do ensino pré-escolar pelas 10h30, no Centro de Pedagogia Ambiental.

• “Plantemos para o Planeta: Campanha Biliões de Árvores”, no âmbito do programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, apoiaremos esse desígnio através da plantação de árvores autóctones.
A “Plantação de Árvores” decorrerá pelas 11h00 horas na Rua dos Moinhos em Azurara, e na Travessa das Concheiras - Bairro Alto.

• Leitura e ilustração do conto “ A Árvore Generosa”, esta obra do norte-americano Shel Silverstein, é um livro para crianças mas também para os adultos, que se preocupam com o futuro do Planeta Terra, pelas 15h00, no Centro de Pedagogia Ambiental.

• Desfile de guarda-chuvas decorados com materiais da floresta pelas ruas da cidade, numa ação que vai juntar crianças de várias escolas, apelando à proteção da floresta. Esta atividade culminará na foz do rio Ave, junto à Nau Quinhentista, local onde se poderá observar o desfile de guarda-chuvas da floresta nas águas do rio Ave, em caiaques dos jovens do Clube Fluvial Vilacondense.
O desfile pelas ruas da cidade terá início pelas 14h30, estando prevista a atividade nas águas do rio Ave pelas 15h00.

Estão ainda previstas exposições que permanecerão abertas ao público:
• Florestas, um Património a Descobrir – A exposição retrata a floresta portuguesa, dando enfase ao conjunto de plantas, animais e condições edáfo-climáticas, que caracteriza cada região no território continental. Nesta exposição é realçado o papel da árvore no ecossistema florestal.
Estará patente ao público entre o dia 25 de março e 28  de  abril, no  Centro  de Pedagogia Ambiental.

• “A Árvore, a Floresta e o Sequestro de Carbono” – Visualização através de um painel multimédia e de forma interativa, o papel importante que a árvore e a floresta representam, como suporte da biodiversidade e sumidouro de carbono no espaço urbano.
Está  patente  ao público  ao  longo  de  todo  o  ano,  no Centro de Pedagogia
Ambiental.

• “Retratos de uma Floresta” – Esta exposição pretende assinalar a importância da floresta, geradora de uma grande variedade de produtos lenhosos e não lenhosos e de serviços ambientais e sociais. Os trabalhos aqui reunidos foram concebidos por crianças dos Jardim-de-infância e 1.º Ciclo, os quais apelam para uma mudança de comportamento em defesa da floresta e do meio ambiente.
Esta exposição promovida pelo Gabinete Técnico Florestal está patente ao público até ao dia 31 de março, na Biblioteca Municipal.