Lançado site intermunicipal do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela

24 Fevereiro 2014
Visando uma maior divulgação e promoção do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, já se encontra disponível online um site de iniciativa intermunicipal para consulta. Disponível em http://caminhodacosta.wix.com/caminhodacosta, esta ferramenta fornece informação escrita e fotográfica sobre o traçado em cada um dos municípios integrantes deste projeto, bem como disponibiliza contatos potencialmente úteis ao peregrino.

O site engloba-se na estratégia de investigação, divulgação e promoção do Caminho Português da Costa, protocolada em 2011 entre os Municípios do Porto, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.

Inserido na rede de itinerários para Santiago de Compostela, o Caminho Português da Costa assume-se como um dos eixos mais importantes de ligação à Galiza a partir da época moderna, sendo utilizado pelas populações do litoral e pelos que desembarcavam nos portos marítimos.
Trata-se de um itinerário costeiro que liga os territórios da orla marítima a partir do Porto, com uma distância de 135,65 km, podendo-se fazer a entrada na Galiza por Caminha - La Guardia, Vila Nova de Cerveira - Goian ou Valença – Tui.