Eixo Atlântico na rota dos Caminhos de Santiago

13 Fevereiro 2014
Realizou-se ontem, em Braga, a Assembleia Geral do Eixo Atlântico, organização que integra trinta e cinco Municípios do norte de Portugal e da Galiza, entre os quais Vila do Conde, que se fez representar pela Presidente, Dr.ª Elisa Ferraz, e pelo Vice-Presidente, Eng.º António Caetano.

Recorda-se que esta Associação de Municípios constitui um espaço do Noroeste Peninsular que objetiva a cooperação e o desenvolvimento económico e sociocultural, procurando a correção das assimetrias regionais que conduzam a uma maior coesão territorial e social e à afirmação desta euro-região transfronteiriça, desenvolvendo projetos, em diversos setores de atividade potenciadores de uma maior competitividade de toda a região.

De entre os assuntos tratados, realce para a aprovação da criação de uma Comissão, que ainda este mês reunirá em Vila do Conde, com o objetivo de elaborar os estudos necessários que viabilizarão a apresentação de uma candidatura a fundos do novo quadro comunitário “Portugal 2020”, que assegurará a recuperação, revitalização e promoção do Caminho Português de Santiago, nas suas três rotas, para que em 2021, Ano Jacobeu, esteja ao nível do Caminho Francês, o que potenciará ações já em curso do Município na promoção e valorização deste importante ativo turístico e cultural do Concelho.