(Re)Descobrir o Artesanato

11 Fevereiro 2014
Integrado no Prémio Nacional de Jornalismo para o Artesanato, a Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (ADAPVC) promove amanhã, dia 12, na Casa das Artes, no Porto, das 9h30 às 13h00, a segunda sessão do ciclo de seminários “(Re)Descobrir o Artesanato nos Media”. ”. A primeira sessão deste ciclo de seminários realizou-se no Cenjor, em Lisboa, e a terceira encontra-se agendada para o dia 2 de abril, no CEARTE, em Coimbra.

Apresentado na última edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, este ciclo de seminários foi pensado e organizado com os objetivos de fornecer, aos jornalistas, colaboradores dos media e estudantes de jornalismos, informação diversa sobre o artesanato em Portugal. Suscitar questões relevantes para o interesse jornalístico; dar a conhecer abordagens inovadoras do artesanato português; sensibilizar e motivar jornalistas para escreverem sobre a temática do artesanato nas vertentes do emprego, do desenvolvimento territorial, das oportunidades, da identidade e da memória coletiva; desmistificar ideias feitas, dando informação qualificada e com conteúdo jornalísticos e facilitar o acesso dos jornalistas a fontes de informação sobre a organização do setor do artesanato em Portugal e respetivos agentes.

A Associação Para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde foi em Portugal a pioneira na defesa do artesanato nacional e em particular na preservação e divulgação das rendas de bilros, sendo a face mais visível, dessa ação a organização da Feira Nacional de Artesanato.