Atenção especial aos Caminhos de Santiago

07 Fevereiro 2014
A Câmara Municipal participou, ontem, através do Vereador do Turismo Dr. José Aurélio Baptista e do Arqueólogo Dr. Pedro Brochado, numa reunião intermunicipal de trabalho sobre os Caminhos de Santiago, dedicada especificamente ao Caminho Português da Costa.
O projeto de valorização, promoção e revitalização do Caminho Português da Costa é assegurado por Vila do Conde, Matosinhos, Porto, Viana do Castelo, Maia, Vila Nova de Cerveira, Póvoa de Varzim, Esposende, Caminha e Valença. Este projeto decorre de um protocolo assinado em 2011 por estes dez municípios com o objetivo de ser desenvolvida uma estratégia concertada de investigação, promoção e dinamização do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela.
A reunião incluiu a apresentação de um “site” sobre o Caminho Português da Costa, que estará online dentro em breve, a apresentação de um ficheiro de google earth com a identificação do percurso em cada município que servirá de guia virtual para os peregrinos, a delineação de prazos e formas harmonizadas de efetuar a sinalização dos traçados em cada município, bem como a apresentação de uma proposta de brochura informativa e promocional do Caminho e dos Municípios.
De acordo com o protocolo estabelecido, cada município fica responsável pela execução de ações locais, de que são exemplo, a investigação e divulgação histórica do Caminho Português da Costa no seu território, o levantamento, reconhecimento, definição, limpeza, sinalização e manutenção do(s) percurso(s) que integram o seu concelho, a criação de espaços de apoio ao peregrino como albergue ou pontos de descanso, onde se julgar a sua necessidade, a construção ou restauro de passadiços, barcas de passagem e intervenções em imóveis de interesse cultural, onde essas ações sejam julgadas necessárias, a criação de pontos de assistência, centros de documentação e de certificação de passagem do peregrino, entre outros.
Paralelamente a este trabalho, a Câmara Municipal tem desenvolvido esforços no sentido de valorizar e promover o Caminho Central para Santiago que também atravessa o nosso Concelho, estando prevista a colocação de nova sinalética, a criação de zonas de descanso, como também placas informativas de pontos de interesse das freguesias por onde passa o Caminho Central.