100 dias de presidência

30 Janeiro 2014
Caros Vilacondenses: Faz hoje 100 dias que assumi este importante cargo como Presidente desta Autarquia, que aceitei com o objetivo de tudo fazer em prol do bem estar de todos os munícipes.
Caros Vilacondenses:

Gostaria de, brevemente, partilhar convosco aquilo que foram as nossas prioridades neste trimestre, bem como os projetos que estamos a desenvolver nas diferentes áreas.

Foram lançadas obras de melhoramento nas escolas de Caxinas, Macieira, Malta e Touguinha. Decorre também um levantamento das principais necessidades existentes em todos os núcleos de habitação social, para se proceder à elaboração de um plano plurianual no sentido da sua beneficiação ou requalificação, estando já mesmo a decorrer obras num conjunto de habitações e começou a requalificação das áreas verdes circundantes ao Bairro do Farol. As visitas a estes núcleos habitacionais têm sido dirigidas pelo Vereador do Pelouro do Património Municipal, que se tem feito acompanhar pelos Presidentes de Junta e por técnicos municipais. Devo ainda citar o trabalho conjunto com as Juntas de Freguesia, nas diversas intervenções rápidas resultantes dos estragos causados pelo mau tempo que nos atingiu e também a pronta limpeza das nossas praias, indo assim ao encontro aos anseios dos Vilacondenses.
Para além das questões sociais que acompanho em permanência, estou também muito atenta às questões relacionadas com a criação de empregos. O panorama nacional é altamente preocupante e existem carências a vários níveis, pelo que é obrigação dos municípios estar particularmente atentos as esta temática, atuando ativamente no terreno, quer por iniciativas próprias quer em interação com os seus parceiros. Disse aos Vilacondenses que esta área é prioritária e tudo tenho feito, e continuarei a fazer, no sentido de não defraudar as expectativas em mim depositadas. Foram reforçadas as verbas para emergência social e todos podem ficar certos de que acompanharemos de muito perto todas as situações que nos forem surgindo.

A nível cultural estamos atentos e apoiamos as iniciativas que são desenvolvidas pelas nossas associações culturais. Também já temos elaborado e estamos a dinamizar, através da equipa municipal da Cultura, um plano ambicioso de eventos culturais que se vão realizar, ao longo do ano, nos mais diversos espaços. Para além disso, interagimos permanentemente com importantes parceiros instalados no terreno, formados por muitos jovens de imenso talento, parte dos quais já detentores de reconhecimento nacional e internacional. A todos procuramos proporcionar as condições para realização dos seus eventos, com o objetivo de trazer essa importante dinâmica para a programação municipal.

Em relação ao setor estratégico do Turismo temos vários projetos novos, dos quais destaco a criação dos roteiros culturais e da abertura de uma loja interativa. Estamos ainda a ultimar outros, que reputamos de importantes, como as obras no Mercado Municipal, dos quais daremos oportunamente notícias.

A terminar, a todos quero deixar uma palavra de realismo, perante as manifestas dificuldades existentes, mas também de esperança num futuro melhor. Dentro das atribuições legais que me estão cometidas, desenvolverei todos os esforços no sentido de defender os interesses coletivos e, nesta tarefa, conto com todos os trabalhadores municipais, cuja ação diária é essencial no bom serviço que queremos prestar aos nossos munícipes. Tenho absoluta confiança no trabalho que estamos a desenvolver e reitero a minha inabalável vontade de bem servir Vila do Conde. Em momento oportuno, darei a conhecer mais detalhes do que formos levando a cabo, de modo a que todos os Vilacondenses estejam informados e sintam cada vez mais como sua a atividade da Câmara Municipal.