Feira das Colheres de Pau relembra tradição centenária

08 Janeiro 2014
Vila do Conde revive no próximo dia 17 de janeiro, na Praça São João, a partir das 10 horas, a Feira dos Namorados também conhecida pela “Feira das Colheres de Pau”, evento promovido pela Autarquia em colaboração com as escolas do concelho.

Passaram os tempos de pedir namoro em verso, mas os alunos das escolas do concelho, todos os anos, recriam esta tradição e, dando largas à imaginação, «transformam» as modestas colheres de pau em pequenas obras de arte e, no dia 17 de janeiro, junto ao mercado semanal, os alunos estarão vestidos com trajes do século XVIII e irão evocar, num ambiente festivo, a Feira dos Namorados, divulgando e vendendo as tradicionais colheres de pau.

Paralelamente à venda das colheres, os alunos e a Associação Velha Lamparina venderão também produtos alusivos à época.

A secular “Feira dos Vinte” é uma feira de grande tradição que, conjuntamente com a feira de 3 de agosto, constituíam as duas feiras francas de Vila do Conde. O dia 20 de janeiro constituía um dia especialmente festivo para a cidade, já que era ponto de encontro da comunidade que, trajando a preceito, para além de tratarem dos seus negócios, os seus filhos aproveitavam a possibilidade de um namoro e, quem sabe, de um casamento. Por tal facto, esta feira também ficou conhecida por “Feira dos Namorados”. Já num período mais recente, os estudantes mantiveram a tradição com a compra e posterior oferta de uma colher de pau, com missivas amorosas, às suas prediletas.

Antes da referida venda, as colheres de pau estarão em exposição de 9 a 16 de janeiro, na Casa do Barco, sita na Rua do Cais das lavandeiras, com o seguinte horário: 10h às 13h e das 14h às 18h.