Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

05 Dezembro 2013
Assinalou-se dia 3 o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tendo-se realizado pela manhã, uma Marcha “Dar Voz à Diferença” que decorreu em simultâneo na cidade, na Junqueira e em Macieira da Maia.

Na cidade, a partida foi da Praça Vasco da Gama, em frente à Câmara Municipal, percorreu várias ruas centrais até à Alameda dos Descobrimentos, onde se procedeu a uma largada de pombos e se deixou um “estendal” com mensagens de todas as turmas das escolas participantes.

Desde alunos de todas as escolas da cidade, do MADI, do Centro de Apoio e Reabilitação de Pessoas com Deficiência de Touguinha, atletas vilacondenses (Aurora Cunha, Hugo Silva, José Azevedo, Leonel Ramalho e Tiago Lopes e, o músico Paulo Praça, participaram mais de mil e quatrocentas pessoas.

Na Junqueira a partida foi da escola Dr. Carlos Pinto Ferreira percorreu ruas centrais e terminou na escola, envolvendo a comunidade educativa com várias centenas de participantes.

Também em Macieira da Maia, concentraram-se escolas e jardins de infância na Escola Maria Pais Ribeiro “A Ribeirinha” e rumaram até o Largo de Vilarinho.

Houve sempre mensagens feitas pelos alunos, fortemente alusivas a esta temática e que se expuseram publicamente. A mobilização foi forte com grande envolvimento de todos,

Esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal e a Equipa DAP de Vila do Conde (Deficiência, Abordagem Plurinstitutcional), visa sensibilizar e mobilizar a população para esta problemática e enquadra-se num conjunto diversificado de outros momentos a decorrer até maio e em que se destaca a espetáculo UM OUTRO OLHAR, dia 23 de maio.