“Neste Universo:” Universidade de Vigo no Centro de Memória

26 Novembro 2013
No próximo sábado, dia 30, pelas 17h será inaugurada a exposição “Neste Universo:”, do grupo de investigação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo, no Centro de Memória. A entrada é livre

O grupo de investigação “Modos de conhecimento artístico” (MODO) da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo, estabelecendo uma cooperação entre o Norte de Portugal e a Galiza vai apresentar, no próximo sábado, pelas 17h, no Centro de Memória de Vila do Conde a exposição “Neste Universo:”, composta por 23 propostas artísticas resultantes de trabalhos de investigação.

Segundo Alexandre A. R. Costa, curador da exposição "Podemos pensar nesta exposição como uma grande instalação-projeto – viva, aberta, dinâmica, e que gera complexidade e conhecimento. Um projeto que se reconhece nos sistemas emergentes de organização e que se vai autogerindo/construindo. Que é exposto ao diálogo e ao processo de aprendizagem coletiva, pela comunidade (a artística), transformando-se a si constantemente e contribuindo a cada passo para a transformação do contexto onde se está a desenvolver. Em Neste Universo:, a instalação-projeto "UNIVERSO EM MARCHA (dispositivo para acontecimentos)" (Alexandre A. R. COSTA, 2013) funciona como uma das propostas mas também como interface entre a diversidade das linguagens apresentadas. Nessa concentração de 23 propostas artísticas, que por sua vez são um eco de 23 diversificados projetos de investigação, o fenómeno entrópico faz-se presente. […] Tendo como princípio que toda a diversidade e liberdade das investigações/obras será inteiramente respeitada, vê-se essa fusão como sincrética, onde cada uma –e perante este sistema interdependente (rede)– se autoavalia e se transpõe reorganizando o sistema pelo diálogo/interação. Nesta premissa, espera-se que o grupo desenvolva o gesto autoral individual no encalço do modelo coletivo. O comportamento de uns estimula o de outros, o sistema contamina-se e cresce enquanto marcha. Para além da soma das partes, este é todo um projeto propulsor de retroalimentações, de encontros, de partilha, de interação, de geração de conhecimento da arte e através desta... Princípios assentes no imprevisível e na irreversibilidade da marcha de Neste Universo: – que na sua ontogénese transporta toda a complexidade."

Artistas participantes “Grupo MODO: Alba Fandiño, Alejandra Pombo, Alexandre A. R. Costa, Antonio Bonome, Armando Aurélio, Berta Cáccamo, Carlos Suárez, Carlos Trindade, Carlota Salgado, Eugenia Blanco, Helena Guerreiro, Iria Vázquez, Jesús de la Iglesia, Joan Morera, Jorge Fernando dos Santos, J.R. Méndez Salgueiro, Liliana Lista, Lucía Romaní, Marta Bran, Olalla Cortizas, Sara Fuentes, Uxía Piñeiro, Victor Hugo Costas”

A exposição estará patente até 26 de janeiro.

Centro de Memória de Vila do Conde
Terça a domingo: 10h às 18h (último acesso: 17h15)
Tel: 252 617 506 / email: centro.memoria@cm-viladoconde.pt