Vila do Conde assinala o Dia Internacional da Floresta Autóctone

21 Novembro 2013
No próximo dia 23 de Novembro assinala-se o Dia Internacional da Floresta Autóctone, como forma de refletir sobre a temática da preservação e conservação destes ecossistemas naturais e da sua importância na vida das comunidades.

Sabe-se que as florestas autóctones encontram-se mais adaptadas às condições de solo e clima do território, sendo mais resistentes a pragas, doenças e a períodos longos de seca e de chuvas intensas, constituindo uma mais-valia na conservação da natureza e da biodiversidade, na produção de oxigénio, na fixação de gases com efeito de estufa, proteção do solo e manutenção do regime hídrico.
Por outro lado, muitas das nossas espécies arbóreas autóctones (freixo, salgueiro, carvalho...) constituem importantes elementos de descontinuidade nas monoculturas de eucalipto e pinheiro, funcionando como apoio à contenção dos incêndios florestais e na proteção dos leitos das linhas de água.

Para assinalar esta data, o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Vila do Conde promove várias iniciativas, para as quais convida os Vilacondenses, e das quais se destacam:

Dia 22 de Novembro - Inauguração da Exposição “Retratos de uma Floresta”

Esta exposição pretende mostrar a importância da floresta pelos seus serviços diretos (produção de madeira, frutos, biomassa, cogumelos…) e serviços indiretos (serviços ambientais e sociais), bem como evidenciar as suas principais ameaças.
Reúne os trabalhos concebidos com materiais da floresta, realizados por alunos do Jardins-de-infância e 1.º Ciclo das escolas do concelho.

A exposição estará patente ao público no Centro de Pedagogia Ambiental de 22 de Novembro a 20 de Dezembro de 2013, período durante o qual serão agendadas visitas, palestras e atividades ligadas à floresta.

Dia 23 de Novembro, Dia da floresta Autóctone - Reflorestação do Monte Sant’Ana em Azurara

No âmbito do “FUTURO – Projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto”, no qual o Municipio de Vila do Conde participa, terá lugar no próximo dia 23 de Novembro, entre as 10h00 e as 13h00, a plantação de árvores autóctones (carvalhos, sobreiros e árvores ripícolas) para restabelecer a vegetação nativa do Monte Sant’Ana, um local onde agora dominam as espécies invasoras designadamente “Mimosas”, grande parte das quais derrubadas e fustigadas por ação de ventos fortes que se fizeram sentir no início do ano.