Compromisso com o Futuro: Vila do Conde celebra aniversário com apresentação da Estratégia Municipal da Juventude

2024/03/26

No dia em que se assinalam os 1071 anos de Vila do Conde, a Câmara Municipal apresentou publicamente a Estratégia Municipal da Juventude, compromisso político que resulta de dois anos de trabalho conjunto com os nossos jovens e que será o guia orientador da ação do Pelouro da Juventude nos próximos anos.

A sessão de apresentação, contou com as intervenções do Diretor Regional do IPDJ, Vítor Dias, da Secretária Executiva da Área Metropolitana do Porto, Ana Amorim, e do Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, que destacou a importância do papel da juventude no desenho da estratégia, sublinhando que “o caminho foi desenvolvido de jovens para jovens e, por isso, incorpora as suas aspirações, ideias e propostas”. A apresentação dos eixos estratégicos e do cronograma ficou a cargo da Vereadora da Juventude, Catarina Monteiro, que assume agora a responsabilidade da implementação do plano desenhado até 2026.

A sessão contou com momentos artísticos da autoria da Escola de Dança de Vila do Conde, Grupo Villa Desportiva do Ave, Ginásio Clube Vilacondense e da jovem Margarida Rodrigues acompanhada por Inês Ramos.

Após a apresentação e assinalando a implementação do primeiro compromisso com a juventude, foi inaugurada a Sala “VilaJovem”, um espaço para acolher atividades de lazer, performances culturais, formações, workshops, iniciativas que resultem das sugestões dos jovens. Assim, com a abertura da sala, inaugurou a mostra de jovens artistas que reúne desenhos de alunos da Escola Superior de Media, Artes e Design.

O "VilaJovem" é mais do que um simples lugar, é um local que materializa a Estratégia Muncipal da Juventude e será um ponto de encontro, onde serão construídos projetos cívicos, comunitários, académicos e artísticos, e onde os jovens poderão transformar ideias em ações concretas.