Atividade da Equipa de Sapadores Florestais de Vila do Conde no ano de 2023

2024/02/22

A equipa de Sapadores Florestais de Vila do Conde realizou, no ano passado, ações de gestão de combustível que abrangeram cerca de 42 hectares.

As ações de silvicultura preventivas incidiram na Área de Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e em espaços florestais do concelho, de maior dimensão e com maior perigosidade de incêndio florestal. As intervenções ocorreram junto da rede viária florestal e em área de mosaicos. Procedeu-se ainda, à regularização do piso em alguns caminhos da rede viária florestal com recursos aos meios mecânicos da Câmara Municipal.

Durante a época de maior empenhamento operacional realizaram cerca de 15 dias de ações de vigilância rural e 10 dias em operações de rescaldo e vigilância ativa pós-rescaldo.

A equipa de sapadores Florestais de Vila do Conde SF02-114 opera no nosso concelho desde o ano de 2001, ao abrigo de um protocolo celebrado com a Portucalea – Associação Florestal de Grande Porto, em prol da defesa e valorização da floresta do concelho. Os Sapadores Florestais são trabalhadores especializados com perfil e formação específica adequados ao exercício das funções de gestão florestal e de defesa da floresta (Decreto-Lei n.º 44/2020, de 22 de julho).