Câmara Municipal de Vila do Conde Lidera Projeto Piloto de Rega Sustentável

2024/02/15

A Tecnologia Pretende Promover o Uso Eficiente da Água em Espaços Verdes Públicos

A Câmara Municipal de Vila do Conde, em colaboração com a Área Metropolitana do Porto (AMP) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), está a implementar um Projeto Piloto de Rega Sustentável, uma iniciativa pioneira destinada a promover o uso eficiente da água nos espaços verdes públicos do município.

Este projeto inovador surge como parte integrante do Plano Metropolitano de promoção do uso eficiente da água, visando mitigar o desperdício de água e otimizar o seu uso nas atividades de rega nos jardins e espaços verdes públicos.

Através da implementação de tecnologias avançadas e práticas sustentáveis, estamos comprometidos em enfrentar os desafios da escassez de água e promover a sua gestão responsável.

O Presidente da Câmara Municipal, Vitor Costa, afirma: "Estamos empenhados em liderar o caminho na adoção de medidas inovadoras para a gestão sustentável dos recursos hídricos. Este projeto piloto é um passo significativo na direção certa, demonstrando o nosso compromisso com a preservação do ambiente e o bem-estar da nossa comunidade."

O Projeto Piloto de Rega Sustentável será implementado em diversos espaços verdes do município, incluindo a Avenida Brasil, Jardim Avenida Júlio Graça, Jardim Praça da República, Parque de Jogos, Separador Av. Júlio Saul Dias, Av. Coutinho Lanhos e Jardim Afonso Henriques. Estes locais foram selecionados devido ao seu elevado consumo de água, representando uma oportunidade ideal para testar e avaliar a eficácia das soluções propostas.

O sistema adotado neste projeto inclui a instalação de sensores avançados, programadores com tecnologia LoRaTM e Bluetooth®️, e antenas WiFi-LoRaTM, alimentados por energia solar, permitindo uma gestão remota e eficiente da rega. Através da plataforma MySOLEM, será possível monitorizar, em tempo real, os dados recolhidos pelos sensores e ajustar automaticamente os tempos de rega com base nas condições climáticas locais.

Além disso, a plataforma oferece a funcionalidade "Orçamento de água automático", que ajusta os tempos de rega conforme as previsões climáticas, e alertas para deteção de consumos anómalos, como fugas de água, permitindo uma intervenção rápida por parte dos serviços municipais.

Este verão, com a implementação do Projeto Piloto de Rega Sustentável, será possível uma gestão integrada e eficiente da rega automática, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos e a promoção da sustentabilidade ambiental em Vila do Conde.