- Início
- Comunicação
- Gabinete de Comunicação
- Notícias
- MARATONA DE DANÇA #1
MARATONA DE DANÇA #1
ESMAE/Ventos e Tempestades | 2 e 3 fevereiro 2024 | Auditório Municipal de Vila do Conde
A Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE/IPP) estreou em 2023 o ciclo MARATONA DE DANÇA, com a intenção de possibilitar aos alunos/criadores do mestrado em Interpretação e Direção Artística (agora denominado Dança, Composição Coreográfica) a experiência de apresentarem os seus trabalhos no palco do Teatro Helena Sá e Costa (THSC). Com Direção Artística/Programação de Cláudia Marisa, a Maratona pretende ser um espaço de experimentação coreográfica, onde são explorados diferentes corpos e discursos próprios. A Ventos e Tempestades – Associação Cultural será uma parceira neste projeto, com a sua extensão à cidade de Vila do Conde. É assim criada a MARATONA DE DANÇA ESMAE/Ventos e Tempestades, com uma primeira edição a ser apresentada em fevereiro de 2024, no Auditório Municipal de Vila do Conde.
Dia 2 fevereiro
- OS HOMENS QUE PENSAM - 9h45 e 10h45
Público Escolar (1.º Ciclo)
Francisco Cruz e Pedro Carvalho são dois professores de matemática que lecionam na Escola Frei João de Vila do Conde. Mas são também dois performers, que se aventuram no mundo da dança e do circo e criam espetáculos para a infância e juventude.
Em OS HOMENS QUE PENSAM, os dois professores/criadores juntaram ideias e criaram um objeto artístico-científico, onde o pensamento (matemático) se cruza com o corpo, o movimento, o humor e a manipulação de objetos.
Criação/Interpretação: Francisco Cruz e Pedro Carvalho
Música: André Lima | Vídeo: João Rei Lima | Desenho de luz: Cláudio Silva | Adereços: Barbara Mhaler e Pedro Carvalho
Duração: 45 minutos (aprox.)
Agradecimentos: Escola Frei João de Vila do Conde e Centro Ciência Viva de Vila do Conde
- GUARDA-FACTOS
21h30 - (com conversa pós-espetáculo)
“Parece que deixamos de ter pele, pelos e corpo.
Temos roupas. Estas roupas. As roupas que querem que nos identifiquem.
(…)
A certa altura já não me chamo pelo nome, já sou um número, um tecido, dois tecidos, três tecidos, quatro tecidos … mil tecidos. Ponto atrás de ponto, para que tudo se enquadre na etiqueta.
(…)
Por isso é esta a pele que me veste e que te visto, aquela que te enquadra. Que te encaixa no mundo. E que te desconcerta. Que te acusa e abusa, que te marca. “
Criação/Direção coreográfica: Helena Magalhães | Criação/Interpretação: Helena Magalhães e Pedro Carvalho | Texto: Helena Magalhães | Música: Ryuichi Sakamoto, Alberto Rafael – Espacio Siete | Desenho de luz: Cláudio Silva | Figurinos: Helena Magalhães e Pedro Carvalho
Duração: 35 minutos (aprox.)
Agradecimentos: Cláudia Marisa, Mónica Perestrelo e Pedro Carvalho
Projeto desenvolvido no âmbito do mestrado em Artes Cénicas – Interpretação e Direção Artística da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE/IPP).
Dia 3 fevereiro
- MALA UTOPIA povoar corpos e ir adiante - 21h30
Como pode cada corpo que dança ser um corpo-poesia.
Cada corpo que dança é um corpo que explora um movimento próprio. É um corpo que encontra no outro corpo a possibilidade de ser ressonância dos movimentos do mundo. São corpos biográficos, que contam uma história, partilham uma experiência artística e, em palco, constroem um objeto dança. Aí, nesse lugar de existir, emocionam-se e conseguem emocionar os outros. São um corpo-poesia.
Criação/Direção coreográfica: Pedro Carvalho | Cocriação/Interpretação: Alexandra Marques, Ana Amélia Gomes, Ana Ferreira, Ana Perera, Ana Raquel Araújo, Angelica Crottini, Carla Pacheco, Ema Guidi, Filomena Moreira, Lucía Pérez, Nita, Pedro Carvalho e Rosário Larangeira | Música: Bobby Krlic, Nils Frahm, Kimmo Pohjonen e Ólafur Arnalds | Desenho de Luz: Cláudio Silva
Duração: 55 minutos (aprox.)
Agradecimentos: Cláudia Marisa, Rancho da Praça- Rendilheiras de Vila do Conde e Teatro Municipal de Vila do Conde
Projeto desenvolvido no âmbito do mestrado em Artes Cénicas – Interpretação e Direção Artística da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE/IPP).