Aniversário de falecimento do artista Julio – Saúl Dias

2024/01/17

A 17 de janeiro de 1983 falecia, em Vila do Conde, um dos maiores nomes do modernismo português: Julio – Saúl Dias.

41 anos depois, evocamos a sua memória e a sua extraordinária obra de pintura, desenho e poesia. Natural de Vila do Conde, Julio foi engenheiro civil, mas foi como poeta e artista plástico que o seu nome se eternizou, estando representado nas mais importantes coleções de arte do século XX em Portugal, como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Museu de Serralves, o Museu Nacional Soares dos Reis, ou a coleção de Arte do Estado, para além de inúmeras coleções privadas.

Em Vila do Conde, através da Galeria Julio e Centro de Estudos Julio – Saúl Dias, localizados no Centro de Memória, a Câmara Municipal estabeleceu como missão a preservação e a divulgação da sua obra. Aqui encontra-se parte significativa do seu trabalho como artista plástico legado pelo seu filho, Eng. José Alberto, e ciclicamente apresentado nas exposições temporárias, encontrando-se atualmente patente ao público a exposição de pintura e desenho “Diálogos III: Julio & João Jacinto”.

Lembramos que o trabalho aqui desenvolvido foi nacionalmente reconhecido com a integração deste equipamento na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

Na imagem, Julio e sua esposa Maria Augusta, na Praça de São Marcos, em Veneza.