Câmara Municipal de Vila do Conde Inicia Obra para Salvar a Reserva Ornitológica de Mindelo

2023/12/04

A Câmara Municipal de Vila do Conde iniciou a obra crucial para preservar a Reserva Ornitológica de Mindelo, que enfrenta a ameaça iminente de salinização devido à rotura do cordão dunar.

Desde o início deste ano, o cordão dunar na Reserva Ornitológica de Mindelo sofreu uma extensa rotura, permitindo a entrada da água do mar numa área significativa da reserva. O impacto dessa situação foi a salinização de uma parte considerável dos terrenos, ameaçando a biodiversidade e a flora autóctone.

Em resposta à urgência da situação, a Câmara Municipal de Vila do Conde iniciou a empreitada visa reconstruir a duna destruída e repor a modelação natural existente na zona interdunar de modo a permitir que se garantam as condições de desenvolvimento da vegetação natural e a manutenção da dinâmica natural do ecossistema dunar. A previsão é de que a obra esteja concluída no início de 2024, com um investimento que ascende os 60 mil euros.

“É urgente impedir o avanço do mar, restaurando a duna e zona dunar afetadas de modo a salvaguardar os valores naturais desta zona, integrada na paisagem protegida do litoral de Vila do Conde e na Reserva Ornitológica de Mindelo”, afirma Vítor Costa, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde.