Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Comemoração do Dia Internacional das Cidades Educadoras

2023/11/29

Vila do Conde é, desde 2023, município membro da Associação Internacional de Cidades Educadoras, uma rede de cerca de 500 governos locais empenhados em promover a educação como veículo de transformação social. Por inerência, é também um dos 94 Municípios que em Portugal integram a Rede Territorial de Cidades Educadoras.

No dia da Comemoração do Dia Internacional da Cidade Educadora, a Câmara Municipal de Vila do Conde divulga alguns projetos, programas ou atividades promovidos/as pelo Município que estão alinhados/as com os princípios da Carta das Cidades Educadoras (ex. Promoção da saúde, educação inclusiva ao longo da vida, acesso à cultura, promoção do associativismo e do voluntariado, inclusão e coesão social).

 

EU SOU DIGITAL

Partindo de uma parceria com o Movimento pela Utilização Digital Ativa, e enquadrado no Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação, o Programa EU SOU DIGITAL pretende dotar as pessoas idosas de competências digitais, por forma a acompanharem a evolução global, acesso a vários serviços, bem como combater o isolamento. Para este efeito, a Câmara disponibiliza dois centros de aprendizagem: um na Biblioteca Municipal José Régio e outro no Centro de Atividades do Parque Urbano João Paulo II. Mais recentemente, e de uma forma itinerante, com o apoio de voluntários/as do Banco Local de Voluntariado de Vila do Conde, o programa EU SOU DIGITAL está a capacitar seniores que residem em freguesias limítrofes através da colaboração das juntas ou uniões de freguesia e de instituições com respostas a nível da população sénior.

384748743_717221667113721_5943078510794445471_n384760093_717221833780371_5574835619956332732_neu sou.jpg

 


 

PLENA_MENTE

É um programa municipal de promoção da saúde mental em contexto escolar. Tendo sido desenhado e concetualizado após uma caracterização de um conjunto de indicadores de saúde mental realizada entre 2022 e 2023 pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto no ecossistema escolar do concelho, o programa, com implementação já iniciada em setembro de 2023, estrutura-se em diferentes eixos de ação, abrangendo, além dos/as alunos/as do 2./3. ciclos do ensino básico e do ensino secundário, diferentes agentes da comunidade escolar e educativa de Vila do Conde, nomeadamente pessoal docente e não docente e famílias.

Para mais informação, consulte aqui a brochura do programa.

*Programa enquadrado no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas de Vila do Conde.

 

12

 

 


VILA MARÉS

É o novo programa municipal de iniciação à atividade náutica e fluvial, traduzindo a aposta do Município em afirmar, por um lado, o Rio Ave como centro de recursos naturais e fator de coesão social e territorial no Concelho e, por outro lado, em promover junto das crianças a Literacia Azul, a Cidadania Marítima e a Sustentabilidade através dos desportos náuticos e fluviais.

Este programa, iniciado em setembro de 2023, destina-se aos/às 600 alunos/as do 4.º ano de escolaridade das várias escolas das 21 freguesias e uniões de freguesia de Vila do Conde.

Iniciado em setembro de 2023, o Vila Marés tem-se operacionalizado através da dinamização de 5 aulas práticas de iniciação em modalidades como o remo, o SUP e a canoagem e de 5 aulas teóricas de literacia oceânica promovidas pelo/a professor/a titular em contexto de sala de aula nos clubes náuticos parceiros ou via cooperação com os serviços municipais relacionados com o património cultural marítimo e histórico de Vila do Conde (Alfândega Régia - Museu de Construção Naval, Casa do Barco, Nau Quinhentista).

Este programa incluiu ainda um processo de monitorização e avaliação externa com foco na evolução das competências socioemocionais trabalhadas (resiliência, adaptabilidade, empatia entre pares, capacidade de resolução de problemas complexos, etc.), o que permitirá, entre outros aspetos, avaliar e demonstrar o impacto social da iniciativa.

Para mais informação, consulte aqui a brochura do programa.

*Programa enquadrado no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas de Vila do Conde.

123


DESPORTO SÉNIOR

Este programa, promovido pela Câmara Municipal, conta com a presença de todas as freguesias do concelho, e tem, atualmente 1.211 seniores inscritos.

Para além das atividades regulares de ginástica sénior e hidroginástica, o programa inclui, ainda, boccia e yoga.

Este programa é dirigido pessoas com idade superior a 55 anos, tendo cada participante a possibilidade de usufruir de uma aula semanal de hidro - ginástica (nas Piscinas Municipais) e de duas aulas semanais de ginástica senior, boccia ou yoga, ministradas por técnicos/as com formação superior na área de Desporto, Educação Física e Saúde.

 

AMVC-Festa de Natal Sénior-Pavilhão dos Desportos-DSC_1540-FaceIMG_3049aIMG_3084a

 


VITAMINA L

Atelier "Vitamina L", promovido pela Biblioteca Municipal José Régio, desde 2002, trata-se de uma oficina de treino da leitura e da escrita que consiste num conjunto de jogos e atividades de grupo focados na estimulação das aptidões cognitivas relacionadas com o ler e o escrever. Esta atividade decorre na nossa Biblioteca Municipal durante as manhãs de sábado, entre as 10h e as 12h e está aberta a todas as crianças com idades entre os 6 e os 12 anos de idade. É dinamizada por um conjunto de professoras com grande experiência, que em regime de voluntariado, propõe uma série de atividades conducentes a uma melhoria da leitura funcional e das capacidades de interpretação e expressão.

Vitamina L1Vitaminal2


Literacia Sénior

Com o objetivo de contribuir para um envelhecimento ativo, e possibilitar a aprendizagem ao longo da vida, a Câmara Municipal desenvolve o Atelier “Literacia Sénior” há cerca de 13 anos. Na Biblioteca Municipal José Régio, nas tardes, de 4ª feira, realiza-se esta atividade dirigida à população sénior, onde um grupo de professoras voluntárias, que entusiasticamente abraçaram este projeto, oferecem o seu tempo e saber em prol dos outros. A finalidade é promover a aprendizagem, a ocupação dos tempos livres, a promoção do bem-estar e a inclusão social dos seniores. Nas sessões há sempre uma temática, preparada semanalmente, que pode ser uma efeméride, uma festa religiosa, um acontecimento recente, usando-se os recursos da biblioteca: contos, lendas, poesias, fábulas…. Para cada unidade são ditas e escritas lista de palavras, adivinhas, expressões populares, provérbios, histórias rimadas… 

Literacia sénior2Literacia sénior3

 

#ViladoCondeCidadeEducadora #EducatingCityDay


Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-337 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia