- Início
- Comunicação
- Gabinete de Comunicação
- Notícias
- Comemoração do Dia Internacional das Cidades Educadoras
Comemoração do Dia Internacional das Cidades Educadoras
Vila do Conde é, desde 2023, município membro da Associação Internacional de Cidades Educadoras, uma rede de cerca de 500 governos locais empenhados em promover a educação como veículo de transformação social. Por inerência, é também um dos 94 Municípios que em Portugal integram a Rede Territorial de Cidades Educadoras.
No dia da Comemoração do Dia Internacional da Cidade Educadora, a Câmara Municipal de Vila do Conde divulga alguns projetos, programas ou atividades promovidos/as pelo Município que estão alinhados/as com os princípios da Carta das Cidades Educadoras (ex. Promoção da saúde, educação inclusiva ao longo da vida, acesso à cultura, promoção do associativismo e do voluntariado, inclusão e coesão social).
EU SOU DIGITAL
Partindo de uma parceria com o Movimento pela Utilização Digital Ativa, e enquadrado no Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação, o Programa EU SOU DIGITAL pretende dotar as pessoas idosas de competências digitais, por forma a acompanharem a evolução global, acesso a vários serviços, bem como combater o isolamento. Para este efeito, a Câmara disponibiliza dois centros de aprendizagem: um na Biblioteca Municipal José Régio e outro no Centro de Atividades do Parque Urbano João Paulo II. Mais recentemente, e de uma forma itinerante, com o apoio de voluntários/as do Banco Local de Voluntariado de Vila do Conde, o programa EU SOU DIGITAL está a capacitar seniores que residem em freguesias limítrofes através da colaboração das juntas ou uniões de freguesia e de instituições com respostas a nível da população sénior.
PLENA_MENTE
É um programa municipal de promoção da saúde mental em contexto escolar. Tendo sido desenhado e concetualizado após uma caracterização de um conjunto de indicadores de saúde mental realizada entre 2022 e 2023 pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto no ecossistema escolar do concelho, o programa, com implementação já iniciada em setembro de 2023, estrutura-se em diferentes eixos de ação, abrangendo, além dos/as alunos/as do 2./3. ciclos do ensino básico e do ensino secundário, diferentes agentes da comunidade escolar e educativa de Vila do Conde, nomeadamente pessoal docente e não docente e famílias.
Para mais informação, consulte aqui a brochura do programa.
*Programa enquadrado no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas de Vila do Conde.
VILA MARÉS
É o novo programa municipal de iniciação à atividade náutica e fluvial, traduzindo a aposta do Município em afirmar, por um lado, o Rio Ave como centro de recursos naturais e fator de coesão social e territorial no Concelho e, por outro lado, em promover junto das crianças a Literacia Azul, a Cidadania Marítima e a Sustentabilidade através dos desportos náuticos e fluviais.
Este programa, iniciado em setembro de 2023, destina-se aos/às 600 alunos/as do 4.º ano de escolaridade das várias escolas das 21 freguesias e uniões de freguesia de Vila do Conde.
Iniciado em setembro de 2023, o Vila Marés tem-se operacionalizado através da dinamização de 5 aulas práticas de iniciação em modalidades como o remo, o SUP e a canoagem e de 5 aulas teóricas de literacia oceânica promovidas pelo/a professor/a titular em contexto de sala de aula nos clubes náuticos parceiros ou via cooperação com os serviços municipais relacionados com o património cultural marítimo e histórico de Vila do Conde (Alfândega Régia - Museu de Construção Naval, Casa do Barco, Nau Quinhentista).
Este programa incluiu ainda um processo de monitorização e avaliação externa com foco na evolução das competências socioemocionais trabalhadas (resiliência, adaptabilidade, empatia entre pares, capacidade de resolução de problemas complexos, etc.), o que permitirá, entre outros aspetos, avaliar e demonstrar o impacto social da iniciativa.
Para mais informação, consulte aqui a brochura do programa.
*Programa enquadrado no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas de Vila do Conde.
DESPORTO SÉNIOR
Este programa, promovido pela Câmara Municipal, conta com a presença de todas as freguesias do concelho, e tem, atualmente 1.211 seniores inscritos.
Para além das atividades regulares de ginástica sénior e hidroginástica, o programa inclui, ainda, boccia e yoga.
Este programa é dirigido pessoas com idade superior a 55 anos, tendo cada participante a possibilidade de usufruir de uma aula semanal de hidro - ginástica (nas Piscinas Municipais) e de duas aulas semanais de ginástica senior, boccia ou yoga, ministradas por técnicos/as com formação superior na área de Desporto, Educação Física e Saúde.
VITAMINA L
Atelier "Vitamina L", promovido pela Biblioteca Municipal José Régio, desde 2002, trata-se de uma oficina de treino da leitura e da escrita que consiste num conjunto de jogos e atividades de grupo focados na estimulação das aptidões cognitivas relacionadas com o ler e o escrever. Esta atividade decorre na nossa Biblioteca Municipal durante as manhãs de sábado, entre as 10h e as 12h e está aberta a todas as crianças com idades entre os 6 e os 12 anos de idade. É dinamizada por um conjunto de professoras com grande experiência, que em regime de voluntariado, propõe uma série de atividades conducentes a uma melhoria da leitura funcional e das capacidades de interpretação e expressão.
Literacia Sénior
Com o objetivo de contribuir para um envelhecimento ativo, e possibilitar a aprendizagem ao longo da vida, a Câmara Municipal desenvolve o Atelier “Literacia Sénior” há cerca de 13 anos. Na Biblioteca Municipal José Régio, nas tardes, de 4ª feira, realiza-se esta atividade dirigida à população sénior, onde um grupo de professoras voluntárias, que entusiasticamente abraçaram este projeto, oferecem o seu tempo e saber em prol dos outros. A finalidade é promover a aprendizagem, a ocupação dos tempos livres, a promoção do bem-estar e a inclusão social dos seniores. Nas sessões há sempre uma temática, preparada semanalmente, que pode ser uma efeméride, uma festa religiosa, um acontecimento recente, usando-se os recursos da biblioteca: contos, lendas, poesias, fábulas…. Para cada unidade são ditas e escritas lista de palavras, adivinhas, expressões populares, provérbios, histórias rimadas…
#ViladoCondeCidadeEducadora #EducatingCityDay