UNIR - A Nova Rede de Transportes Públicos inicia a 1 de dezembro, em todo o concelho de Vila do Conde

2023/11/29

A rede UNIR é uma iniciativa dos 17 municípios da área metropolitana do Porto (AMP), que funde a operação de transporte público rodoviário de toda a AMP numa só imagem e serviço. É uma nova rede de autocarros comprometida em garantir a qualidade de transporte público de passageiros através de uma nova forma de mobilidade, materializada numa nova frota, mais linhas, mais horários, maior cobertura, mais conforto e mais amiga do ambiente.

Ontem, a Vice-Presidente, Sara Lobão, e a Secretária da Comissão Executiva Metropolitana do Porto, Ariana Pinho, reuniram com os Presidentes de Junta de Freguesia, para apresentar as novas linhas a operar em todo o concelho, bem como esclarecer as diversas questões sobre o funcionamento da nova rede UNIR, para que estes, por sua vez, façam chegar as mensagens a toda a comunidade vilacondense.

No novo site é possível os utilizadores procurarem os números das linhas dos atuais operadores privados na região e o respetivo novo número do autocarro. A rede UNIR utilizará quatro dígitos para identificar as linhas, seguindo uma lógica de atribuição por concelho, e contará com autocarros azuis, brancos e pretos. Quanto às paragens, as indicações de linhas nas paragens terão a identificação da zona Andante, nome e código da paragem, número das linhas e destinos.

Toda a rede UNIR utilizará o sistema de bilhética Andante, por zonas e de acordo com a tabela de preços estabelecida. O utilizador, através do respetivo cartão, poderá carregá-lo com as zonas que necessita, podendo circular, por toda a linha Andante de acordo com o tarifário que optou.

Consulte aqui as linhas e horários, a entrar em vigor no dia 1 de dezembro, em Vila do Conde.

Mais informações: https://www.unirmobilidade.pt/#anchor=municipios