Assinado o acordo de financiamento para intervenções na Igreja de Santa Clara e Igreja Matriz de Vila do Conde

2023/11/25

Decorreu, esta tarde, a assinatura do Contrato Interadministrativo de Cooperação, para obras de reabilitação na Igreja de Santa Clara e na Igreja Matriz de Vila do Conde, entre a Direção Geral do Património Cultural, representada pelo Diretor Geral, João Carlos dos Santos, a Direção Regional do Norte, pela Diretora Regional, Laura Castro e o Município de Vila do Conde, pelo Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, na presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

Durante a cerimónia, foi ainda assinado o Protocolo de financiamento entre o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural e o Município de Vila do Conde, no valor total de 1.9 milhões de euros, assegurado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do investimento “RE-C04-i02 – Património Cultural”, que abrange as intervenções na Igreja de Santa Clara e a Igreja Matriz de Vila do Conde, ambas Monumento Nacional.

Na Igreja de Santa Clara será levada a efeito uma empreitada de restauro e recuperação da Igreja, sendo a Câmara Municipal a responsável pela obra a realizar. Trata-se de uma ansiada, urgente e profunda reabilitação deste espaço histórico, a que se acrescenta a criação de um núcleo museológico na zona do coro alto. O valor do financiamento será de 1.650.000 euros. Na Igreja Matriz de Vila do Conde, a obra incidirá na reabilitação dos altares com um financiamento de 250.000 euros.

Sendo Vila do Conde uma cidade milenar e com um património valioso e de grande significado, o mesmo constitui uma preocupação permanente da Câmara Municipal nas suas diversas vertentes, nomeadamente na sua conservação e reabilitação. Este é, por isso, um momento de grande importância para o Município e todos os vilacondenses.