Centro de Estudos Anterianos Celebra o Centenário do Legado de Guerra Junqueiro em Vila do Conde

2023/11/21

Vila do Conde vai celebrar o centenário do falecimento de Abílio Manuel Guerra Junqueiro, num evento comemorativo que terá lugar na Casa Antero de Quental no dia 24 de novembro, com um conjunto de palestras e uma exposição.

As celebrações, promovidas pelo Centro de Estudos Anterianos, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, destacam a posição de Guerra Junqueiro na "Geração de 70" e a sua estreita amizade com Antero de Quental.

A celebração do Centenário é também especial pelo facto de Guerra Junqueiro ter residido em Vila do Conde entre 1899 e 1906.

Programa:

Sessão da Manhã (11:00):

• "Junqueiro e Camilo" por Hugo Pinto Santos

• "Antero e Abilio" por Ana Maria Almeida Martins

• "Guerra Junqueiro em Angra do Heroísmo" por Pedro Pascoal de Melo

Sessão da Tarde (15:30):

• "Guerra Junqueiro e a República" por Fernando de Sousa

• "Guerra Junqueiro e a Posteridade" por Henrique Manuel Pereira

• "Guerra Junqueiro - Uma Pátria Nova" por Guilherme d'Oliveira Martins

Além das palestras, o evento também contará com uma exposição intitulada "A Geração de 70 e a República", apresentando edições da Tinta da China.

Contamos com a participação de todos os amantes da literatura e da história, bem como daqueles que queiram homenagear este grande poeta e intelectual que fez de Vila do Conde uma parte especial da sua vida.