Ação de restauro ecológico na Cividade de Bagunte

2023/03/29

A Câmara Municipal de Vila do Conde, através do Gabinete Técnico Florestal e do Serviço de Arqueologia, promoveu, na Cividade de Bagunte, uma ação de restauro ecológico que contou com a participação de alunos da Escola EB 2/3 Dr. Carlos Pinto Ferreira, da Junqueira.

Esta ação de restauro ecológico consistiu na melhoria das condições de sobrevivência de espécies autóctones, nomeadamente de carvalho alvarinho (Quercus robur), através da formação de uma área de caldeira para reforçar a retenção das águas das chuvas. No final, foi colocado material vegetal dentro da caldeira para reduzir o stress hídrico durante a época de verão e fornecer nutrientes à planta.

Esta ação inserida no projeto “Viver com a Sombra das Árvores” teve como objetivo promover a sustentabilidade da nossa paisagem e alertar os mais novos para a importância de cuidar das árvores jovens, para que no estado adulto sejam árvores fortes e resilientes.