Vila do Conde está de Parabéns!

2023/03/24

Vila do Conde celebra 1070 anos este fim de semana com um programa que vai homenagear o passado, fortalecer o presente e projetar o futuro e para o qual estão todos convidados:

- 𝗩𝗶𝘀𝗶𝘁𝗮𝘀 livres 𝗮𝗼𝘀 𝗣𝗮𝗰̧𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗖𝗼𝗻𝗰𝗲𝗹𝗵𝗼 no ano em que se comemoram 480 anos deste edifício emblemático – Sábado das 20h00 às 24h00;

- C𝗼𝗻𝗰𝗲𝗿𝘁𝗼 𝗱𝗮 𝗳𝗮𝗱𝗶𝘀𝘁𝗮 Sara Correia no Teatro Municipal - 𝐚𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐞́ 𝐠𝐫𝐚𝐭𝐮𝐢𝐭𝐨 𝐦𝐞𝐝𝐢𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐥𝐞𝐯𝐚𝐧𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝟐 𝐛𝐢𝐥𝐡𝐞𝐭𝐞𝐬 𝐩𝐨𝐫 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚, 𝐧𝐨 𝐩𝐫𝐨́𝐩𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐢𝐚, 𝐧𝐨 𝐓𝐞𝐚𝐭𝐫𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥, 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐚𝐬 𝟏𝟎𝐡𝟑𝟎 𝐞 𝐚𝐬 𝟏𝟐𝐡𝟑𝟎 𝐨𝐮 𝐝𝐚𝐬 𝟏𝟒𝐡𝟑𝟎 𝐚̀𝐬 𝟏𝟗𝐡𝟎𝟎, 𝐚𝐭𝐞́ 𝐚𝐨 𝐥𝐢𝐦𝐢𝐭𝐞 𝐝𝐚 𝐥𝐨𝐭𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚 𝐬𝐚𝐥𝐚;

- I𝗻𝗮𝘂𝗴𝘂𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝗲𝘅𝗽𝗼𝘀𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 “Linha de Tempo” 𝗻𝗼 𝗮̂𝗺𝗯𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝟭𝟮𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗻𝗮𝘀𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗝𝘂𝗹𝗶𝗼 / 𝗦𝗮𝘂́𝗹 𝗗𝗶𝗮𝘀;

- 𝗮𝘀𝘀𝗶𝗻𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗱𝗼 𝗣𝗿𝗼𝘁𝗼𝗰𝗼𝗹𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮 𝗿𝗲𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝗜𝗴𝗿𝗲𝗷𝗮 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗮 𝗖𝗹𝗮𝗿𝗮 𝗻𝗮 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝗰̧𝗮 𝗱𝗮 𝗦𝗲𝗰𝗿𝗲𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗘𝘀𝘁𝗮𝗱𝗼 𝗱𝗮 𝗖𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮.

Todas as iniciativas são de acesso gratuito.

Consulte aqui todas as sugestões:

• O Ateneu de Vila do Conde apresenta a Palestra “Portugal in Transformation” por Rasmus Forman este sábado, às 17h00, na Biblioteca Municipal de Vila do Conde.

Rasmus Forman é dinamarquês, tem 48 anos e vive em Vila do Conde desde 2009. É formado em História das Ideias pela Universidade de Aarhus e ainda em Filosofia da Educação, pela Universidade de Educação, ambas na Dinamarca. Possui também o Mestrado em Aprendizagem e Novas Tecnologias, pela Universidade de Aalborg, igualmente na Dinamarca.

Trabalha na área do Turismo, onde guia grupos nórdicos no Norte de Portugal, criando viagens baseadas em experiências, reflexão e intercâmbio cultural.

• 𝐄𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐥𝐞𝐢𝐭𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞𝐝𝐢𝐜𝐚𝐝𝐨 𝐚 𝐚𝐮𝐭𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐯𝐢𝐥𝐚𝐜𝐨𝐧𝐝𝐞𝐧𝐬𝐞𝐬

No fim de semana que comemoramos o Dia de Vila do Conde, o Centro de Estudos Anterianos e a Cabe Cave - Associação Cultural dedicam a sessão do Clube de Leitura aos escritores que, de alguma forma e não só pelo nascimento, se encontram ligados a Vila do Conde. Será no 𝐬á𝐛𝐚𝐝𝐨, 𝐝𝐢𝐚 𝟐𝟓 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐫𝐜̧𝐨, 𝐚̀𝐬 𝟏𝟕𝐡𝟎𝟎, 𝐧𝐚 𝐂𝐚𝐬𝐚 𝐀𝐧𝐭𝐞𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐐𝐮𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥.

No decorrer da sessão serão também lidos em voz alta textos de ficção, poesia ou ensaio e dados a conhecer trabalhos de vilacondenses com quem no dia-a-dia nos cruzamos na rua e cujos trabalhos “guardam na gaveta”.

A entrada é livre.

• Labruge acolhe a 1ª etapa da 12ª Edição do Open de BTT de Vila do Conde

O Open BTT XCO de Vila do Conde movimenta centenas de atletas oriundos do Norte de Portugal e Galiza, dos 5 aos 70 anos, masculinos e femininos, que encontram no BTT, fonte de energia e inspiração para visitarem as freguesias do concelho de Vila do Conde onde decorrerão as várias etapas, criando um agradável convívio entre os participantes, os assistentes, a natureza e evidentemente o desporto, a saúde e o bem-estar familiar e coletivo.

Trata-se cada vez mais, dum sólido evento, com assídua participação e que promove as freguesias, as gentes, os hábitos e a economia local do concelho de Vila do Conde. Em 2023, voltam com 5 etapas, visitando as freguesias de Labruge, Bagunte, Azurara, Junqueira e Vila do Conde.

• 𝗖𝗼𝗻𝗰𝗲𝗻𝘁𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗖𝗹𝗮́𝘀𝘀𝗶𝗰𝗼𝘀 𝗻𝗼𝘀 𝗝𝗮𝗿𝗱𝗶𝗻𝘀 𝗝𝘂́𝗹𝗶𝗼 𝗚𝗿𝗮𝗰̧𝗮

A Associação de Desporto Automóvel de Vila do Conde (ADAVC) promove uma concentração de carros clássicos intitulada de 15º Encontro ADAVC – Clássicos, no próximo domingo, dia 26 de março, nos Jardins da Avenida Júlio Graça, das 10h00 às 18h30.

Participação gratuita quer para os colecionadores quer para os visitantes.

Esta iniciativa é uma organização da ADA Vila do Conde - Associação de Desporto Automóvel com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde.

• Cinema no Teatro Municipal: "Tár" | Domingo | 16h00 e 21h30

A maestrina e compositora norte-americana Lydia Tár tem somado sucessos ao longo dos anos, culminando agora com a liderança da celebrada Orquestra Filarmónica de Berlim. Também está prestes a lançar um livro e prepara-se para gravar ao vivo a Sinfonia n.º 5 de Gustav Mahler (1860-1911). A sua vida parece perfeita. Até se ver envolvida numa polémica que faz com que tudo se desmorone como um simples castelo de cartas.

Estrado no Festival de Cinema de Veneza – onde Cate Blanchett recebeu o prémio Volpi Cup para melhor actriz –, este drama sobre o poder e a volatilidade da fama tem realização e argumento de Todd Field ("In the Bedroom - Vidas Privadas" ou “Pecados Íntimos”). Nina Hoss, Noémie Merlant, Sophie Kauer, Julian Glover, Allan Corduner e Mark Strong assumem as personagens secundárias.

De Todd Field, 158', M/12, Drama, com Cate Blanchett , Noémie Merlant , Sophie Kauer , Adam Gopnik, Nina Hoss , Marc-Martin Straub