Vila do Conde é finalista a Capital Europeia da Juventude 2026

2023/03/22

Hoje, o Fórum Europeu da Juventude anunciou os finalistas na corrida ao título de Capital Europeia da Juventude 2026.

Vila do Conde conquistou um lugar entre os 5 finalistas, um feito que não era alcançado por uma cidade portuguesa desde 2015. A cerimónia de anúncio do grande vencedor será em novembro, em Lublin (Polónia), onde estarão presentes além de Vila do Conde as cidades Izmir (Turquia), Málaga (Espanha), Sarajevo (Bósnia) e Tromso (Noruega).

O júri europeu reconheceu a qualidade da candidatura submetida por Vila do Conde, construída desde o primeiro momento com os jovens vilacondenses e promovendo a ambição e ousadia que caracterizam a nossa juventude. Foi a resposta motivada e exigente dos jovens vilacondenses ao desafio lançado pelo Município que tornou este percurso um mar de ideias, que pretendemos agora navegar com a apresentação da versão final da candidatura, até setembro.

A seleção de Vila do Conde entre as 5 cidades europeias candidatas, algumas delas capitais de grandes países, é uma demonstração clara da qualidade das políticas de juventude que o Município tem vindo a implementar, revolucionando os modelos de participação e decisão política no concelho.

É com enorme orgulho que Vila do Conde representa Portugal na última etapa da candidatura a Capital Europeia da Juventude, mantendo os jovens no centro da discussão pública e cientes que o apelo que lhes fazemos se mantém: vamos fazer ondas.