-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Câmara Municipal evoca poeta Saúl Dias com iniciativas no Metro e nas Escolas do concelho
Câmara Municipal evoca poeta Saúl Dias com iniciativas no Metro e nas Escolas do concelho

Esta terça-feira, dia 21 de março, celebra-se o Dia Mundial da Poesia e, no contexto das Comemorações dos 120 anos do nascimento de Julio / Saúl Dias, a Câmara Municipal preparou um conjunto de iniciativas, entre elas levar a poesia deste poeta vilacondense aos passageiros do Metro que serão surpreendidos pelas performances de Alexandre Sá e Ismael Calliano.
Para além do Metro do Porto, a poesia de Saúl Dias irá também às Escolas EB 2/3, Secundárias e Profissional do concelho através das vozes de Isaque Ferreira, Rui de Noronha Ozorio e Rui Spranger.
Por sua vez, as Bibliotecas Escolares que trabalharam o poeta de forma mais aprofundada, apresentam agora as suas propostas de leitura no “Estendal Poético” patente, a partir de amanhã, na frontaria da Biblioteca Municipal.
E como no dia 21 é também o Dia Mundial da Árvore, escolhemos o Carvalho em frente à Biblioteca Municipal para expor "Poemas ao Vento" da autoria dos alunos do Centro Educativo de Santa Clara de Vila do Conde e das crianças e jovens do Atelier “Vitamina L” que quiseram ser poetas nesta data tão especial.
Quisemos também assinalar a data envolvendo o comércio local, tendo produzido marcadores de livros com poemas de Saúl Dias que estarão disponíveis para serem oferecidos aos consumidores, como forma de assinalar a data, despertando o interesse para a leitura e para a poesia.
O Dia Mundial da Poesia, celebrado a 21 de março, foi proclamado na 30ª Conferência Geral da UNESCO, em Paris, em 1999, e procura refletir sobre o poder da linguagem e sobre esta forma de expressão de identidade cultural e linguística da humanidade.
Vila do Conde orgulha-se de estar intrinsecamente ligada a vários vultos da poesia que muito contribuem para a riqueza do nosso património cultural. Entre eles destacamos o nome de Saúl Dias.