Celebração do Dia de Vila do Conde 2023

2023/03/18

Visitas aos Paços do Concelho no ano em que se comemoram 480 anos deste edifício emblemático, a “força” da fadista Sara Correia num concerto na Praça Vasco da Gama, a inauguração da exposição no âmbito dos 120 anos do nascimento de Julio / Saúl Dias e a assinatura do Protocolo para a reabilitação da Igreja de Santa Clara são os momentos do Programa das Comemorações do Dia de Vila do Conde promovido pela Câmara Municipal.

Passado, presente e futuro marcam as celebrações do Dia de Vila do Conde, assinalado a 26 de março. Este ano, as iniciativas decorrem nos dias 25 e 26, sábado e domingo, e para além de assinalarem datas marcantes da nossa história apresentam a força do presente e perspetivam um futuro promissor para Vila do Conde.

No sábado, dia 25 de março, a partir das 18h30, os Paços do Concelho estão de “Porta Aberta” para uma visita guiada e para visitas livres até às 24h00, partilhando os 480 anos de história deste belo exemplar da arquitetura quinhentista.

À noite, às 21h30, a Praça Vasco da Gama recebe a “grande voz da nova geração” do fado, Sara Correia, que “canta com a propriedade e a força de quem cresceu no fado”, transmissora de uma energia contagiante.*

No domingo, dia 26 de março, na presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, o programa contempla a inauguração da Exposição “Linha de Tempo”, assinalando os 120 anos do nascimento do pintor e poeta Julio / Sául Dias, na Galeria Julio – Centro de Memória, espaço recentemente integrado na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

Segue-se, às 17h00, a Cerimónia de Assinatura do Protocolo para Reabilitação da Igreja de Santa Clara, no próprio templo classificado como Monumento Nacional. O Protocolo será assinado pela Diretora Regional da Cultura do Norte, Laura Castro, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, na presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

As origens de Vila do Conde serão sempre de comemoração obrigatória. Este ano, assinalam-se 1070 anos sobre a data da mais antiga referência documental conhecida com o nome da nossa terra. As nossas origens remontam ao ano de 953 numa carta de compra e venda de Flamula Pelagius, devota, e Iberia que vendem ao Abade Gonta e ao Cabido da Igreja de Guimarães as vilas de Quintanela e Villa de Comite.

Todas as iniciativas são de acesso gratuito.

Sábado, 25 de março

• 18h30

“Porta Aberta” - Visita guiada aos Paços do Concelho

(marcação prévia através do email turismo@cm-viladoconde.pt ou pelo telefone 252 248 445)

• 20h00 – 24h00

“Porta Aberta” – Visitas livres aos Paços do Concelho

• 21h30

Concerto da fadista Sara Correia

* Em caso de condições meteorológicas adversas, o concerto irá realizar-se no Teatro Municipal.

Domingo, 26 de março

• 16h00

Inauguração da exposição “Linha de Tempo” de Julio

Galeria Julio / Saúl-Dias - Centro de Memória