Vila do Conde e Matosinhos projetam futuro em Cimeira Intermunicipal

2023/02/02

Realizou-se, ontem, em Matosinhos, a 1.ª Cimeira Intermunicipal entre Vila do Conde e Matosinhos, na qual foram abordados assuntos de elevada importância para ambos os concelhos que devem ser analisados em fóruns dedicados aos territórios de forma mais concisa e pormenorizada, tendo em conta as especificidades concelhias.

Para além da presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, e da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, marcaram também presença os restantes membros dos executivos municipais e equipas técnicas com vista a definir projetos e ações que promovam o desenvolvimento sustentável e a coesão dos territórios e suas comunidades.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde destacou a importância deste trabalho intermunicipal dado que a sociedade atual é caraterizada por dinâmicas e desafios sociais, económicos e ambientais que assumem uma relevância transversal e ultrapassam os limites territoriais. Vítor Costa considera, por isso, essencial obter uma resposta integrada das entidades com competências e atribuições a nível local, como o caso dos Municípios, de modo a garantir a coesão territorial.

Foram vários os assuntos abordados, destacando-se a criação de um percurso ciclável entre Labruge/Angeiras e a Estação de Metro de Modivas, a beneficiação das margens do rio Onda e a valorização da sua paisagem agrária, bem como a requalificação da ponte pedonal que liga Labruge a Lavra.

Ficou ainda acordado a criação de uma “task force” que se dedique ao projeto de beneficiação e melhoria de acessibilidades entre Labruge e Lavra e à A28. Outro tema de relevo debatido foi a identificação e análise da possibilidade de apresentação de candidaturas intermunicipais ao Portugal 2030 e ao PRR.

Foram também trocadas impressões sobre a transferência de competências na Ação Social e Educação, a criação de um Julgado de Paz intermunicipal, a água e saneamento e proposto a criação de grupos de trabalho setoriais para a realização de eventos e atividades desportivas, culturais, de lazer e para a juventude, bem como para o desenvolvimento de ações de formação e partilha de boas práticas entre os colaboradores das Autarquias.

Fotografias: Francisco Teixeira/Câmara Municipal de Matosinhos

image_23