30 de janeiro - Dia Escolar da Não Violência e da Paz

2023/01/30

O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se anualmente a 30 de janeiro. No contexto desta efeméride, a Câmara Municipal de Vila do Conde através dos serviços da Educação e em parceria com o Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches, promoveu uma atividade que resultou na elaboração de um pequeno vídeo de apelo à Paz.

A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Foi escolhido o dia 30 de janeiro por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.

O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar a sociedade e a comunidade escolar em particular para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não-violência.

Fomentar a comunicação entre todos/as, impedir situações de bullying e incrementar a amizade são preocupações deste dia.