Colheres de Pau com mensagens de amor na Praça de São João

2023/01/20

Alunos das escolas e utentes de instituições particulares de solidariedade social de todo o concelho decoraram cerca de 2500 colheres de pau que estiveram durante o dia de hoje em exposição e à venda na tradicional Feira Grande de Janeiro, na Praça de São João.

O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, acompanhado pelo Vereador da Cultura, Paulo Vasques, visitou a Feira e aproveitou para agradecer o empenho das escolas e das instituições que muito têm contribuído para manter bem viva esta tradição.

A venda das colheres de pau esteve a cargo dos estudantes da Escola EB 2/3 Júlio Saúl Dias de Vila do Conde e os momentos de animação contaram com a participação dos alunos da Escola Profissional de Vila do Conde, de grupos musicais e ainda com encenações históricas de recriação da época.

Mais uma vez, o comércio local participou nesta iniciativa, decorando as suas montras com colheres de pau e quadras alusivas à temática.

Este evento retrata uma feira secular de grande tradição que conjuntamente com a feira de 3 de agosto constituíam as duas feiras francas de Vila do Conde. A estas feiras ocorriam rapazes e raparigas que aproveitavam a ocasião para “travar conhecimentos e amizades” com essas conversas a decorrerem muitas vezes em rimas, passando esta Feira Grande de Janeiro a ser também designada por “Feira dos Namorados”.

img_4231a
img_4213a