Fado, cinema e poesia para aquecer um fim de semana frio de janeiro

2023/01/20

O espetáculo de fado no Auditório Municipal, esta noite, pelas 21h30, pelo Amara Quartet é a nossa sugestão para começar o fim de semana. Um quarteto no feminino que traz até nós a tradição do fado numa perspetiva contemporânea e explorando uma nova poesia.

Da música para o cinema, com uma proposta para toda a família, avançamos para “O Incrível Maurice”, um gato cheio de lábia com o esquema perfeito para ganhar dinheiro. Curioso? Reúna a família e assista a este divertido filme no sábado, às 16h30, no Teatro Municipal.

Se gosta de poesia, e especialmente dos poemas de Eugénio Andrade, participe na sessão que terá lugar na Casa Antero de Quental, sábado, às 17h00. O Centro de Estudos Anterianos e a Cabe Cave Associação Cultural assinalam os 100 anos do nascimento do poeta com uma sessão do Clube de Leitura Ler em Voz Alta.

Mas há mais para fazer neste fim de semana. saiba tudo aqui.

Amara Quartet_ Photo_Horizontal

Quarteto de fado Amara Quartet no Auditório Municipal

Sexta feira | 20 janeiro | 21h30 | Auditório Municipal de Vila do Conde

Amara Quartet é o primeiro quarteto feminino de fado, considerando-se como a expressão feminina do fado tradicional, destacando-se pela sua elegância, força e beleza. O objetivo da sua música é dar continuidade à tradição do fado numa perspetiva contemporânea, explorando uma nova poesia.

O Amara Quartet vai apresentar ao público o projeto "Las Brujas Del Fado", o mesmo com o qual o grupo foi convidado para representar Portugal no She Arts Festival, Egito 2022.

Bilhetes à venda no Auditório Municipal e na Bilheteira Online

incrivel maurice

"O Incrivel Maurice"

Sábado | 21 janeiro | 16h30 | Teatro Municipal de Vila do Conde

Ratos! Estão por todo o lado... Na caixa do pão, a dançar em cima das mesas, a roubar tartes, mesmo debaixo do nariz da cozinheira. Do que é que toda a cidade precisa? Um bom flautista para os levar dali para fora. É aqui que entra o Maurice, um gato cheio de lábia, com o esquema perfeito para fazer dinheiro. Já todos ouviram as histórias do flautista e da cidade cheia de ratos. Maurice encontrou o seu próprio flautista e uma praga de ratos que usa para enganar cidadãos ingénuos e receber muito dinheiro.

Género: Animação

Título Original: The Amazing Maurice

Realizador: Toby Genkel, Florian W.

Atores: Diogo Morgado, Toy, Sara Prata

País: Alemanha, EUA, Reino Unido

Duração (minutos): 93

Bilheteira Online

casa_de_antero_de_quental_amvc_82777_1_1024_2500

Clube de Leitura dedicado à poesia de Eugénio de Andrade

O Centro de Estudos Anterianos e a Cabe Cave Associação Cultural promovem na Casa Antero de Quental promovem este sábado, às 17h00, uma Sessão do Clube de Leitura dedicada à obra de Eugénio de Andrade.
Neste mês de janeiro celebra-se o 1º centenário do nascimento de José Fontinhas Neto que, sob o pseudónimo de Eugénio de Andrade, se afirmaria como um dos muito grandes poetas portugueses.

No decorrer da sessão haverá espaço para ler em voz alta poemas de Eugénio de Andrade por quem o desejar.

Entrada livre

ICC site CMVC

Espetáculo de Abertura do ICC no Teatro Municipal de Vila do Conde

Este sábado, às 21h30, o Teatro Municipal acolhe o espetáculo de abertura da 22ª edição do Intercâmbio Cultural Concelhio (ICC) com momentos de dança, música e teatro apresentados por algumas das coletividades e grupos que integram o ICC.
Reconhecendo o trabalho desenvolvido pela Associação de Desporto e Cultura de Vila do Conde, organizadora da iniciativa, a Câmara Municipal apoia e proporciona as condições necessárias para a realização de mais uma edição do ICC.

Este ano, a iniciativa conta com a participação de 13 coletividades a que se associa 1 Junta de Freguesia: Associação Recreativa Cultural Aveleda, Grupo Desportivo e Cultural de Azurara, Associação Cultural Recreativa Social “Os Restauradores”, Grupo Jovens “Os Caminhantes”, Centro Desportivo Cultural Recreativo de Gião, Agrupamento Cultural de Malta, Associação Cultural e Recreativa de Modivas, Juventude Unida de Mosteiró, Grupo Desportivo e Cultural de Rio Mau / Soul Dance, Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Touguinha, Associação Juvenil de Vila Chã, Círculo Católico de Operários, Associação Cultural e Recreativa “Honra e Dever“ e Junta de Freguesia de Vilar do Pinheiro /Let’s Move.

Bilhetes à venda no Teatro Municipal e na bilheteira online

ela-disse-1

Cinema: "Ela disse"

Domingo | 22 janeiro | 16h00 e 21h30 | Teatro Municipal de Vila do Conde

Em Outubro de 2017, o jornal The New York Times publicou uma reportagem de investigação de Jodi Kantor e Megan Twohey – seguida, alguns dias depois, por uma outra, assinada por Ronan Farrow na revista The New Yorker, que deu aos três autores o Prémio Pulitzer de jornalismo na categoria de serviço público. Nela, foi revelado o longo historial de abusos sexuais do produtor Harvey Weinstein que, durante décadas, foi uma das figuras mais proeminentes de Hollywood. No seu artigo, as duas repórteres revelam testemunhos de violação e assédio sexual de algumas actrizes célebres que se viram envoltas em chantagens e de muitas outras cujas carreiras foram destruídas por Weinstein. Essa denúncia resultou na incriminação de um dos mais poderosos homens da indústria cinematográfica mundial e na eclosão do movimento anti-assédio #MeToo.

Neste filme, realizado por Maria Schrader (realizadora da série “Unorthodox”) e escrito por Rebecca Lenkiewicz, seguimos Kantor e Twohey (interpretadas por Zoe Kazan e Carey Mulligan, respectivamente) nos seus esforços para divulgar a verdade.

De: Maria Schrader
Com: Carey Mulligan , Jennifer Ehle , Samantha Morton , Tom Pelphrey