“Acts of Cod”: espetáculo sobre a história do bacalhau

2023/01/19

O Teatro Municipal de Vila do Conde apresenta no próximo dia 28 de janeiro, às 21h30, “Acts of Cod” de Tommy Luther, espetáculo pela Esquiva Companhia de Dança que conjuga teatro e dança para contar a história do bacalhau, desde a perspetiva do pescador e da sociedade à do próprio bacalhau, levando o espetador a explorar o impacto histórico, cultural e ambiental da pesca e do consumo deste peixe na humanidade e no mundo. O espetáculo é uma peça multidisciplinar, em que o teatro, a dança, o mimo, as marionetas o vídeo e a música constituem os seus principais meios de expressão.

No final do espetáculo, o público é convidado a participar numa conversa com o jornalista Abel Coentrão, Presidente da Associação Cultural Bind'Ó Peixe que se tem dedicado ao estudo do património de Caxinas e Poça da Barca e da pesca do bacalhau.

No dia anterior, dia 27, a Esquiva Companhia de Dança vai promover a Oficina “Little Cods”, em várias sessões, dirigida às escolas, no Teatro Municipal.

Bilhetes à venda no Teatro Municipal ou na Bilheteira Online

Ficha artística/técnica

• Direção Artística e encenação | Tommy Luther
  • Assistência direção artística, coreografia e produção | Mariana Amorim
  • Composição e Interpretação Musical | Domingos Alves
  • Interpretação | Alexandre Sá, Dóris Marcos, Inês Queirós e Sara Santervás
  • Cenografia e marionetas| Hugo Ribeiro
  • Videografia e ilustrações | Clara Rêgo
  • Figurinos | Mariana Amorim e Tommy Luther
  • Desenho de luz | Diogo Barbedo
  • Texto | criado (através de pesquisa e improvisação) pela companhia
  • Marionetas de sombra | companhia e Clara Rego
  • Produção Executiva I Marta D. Ferreira
  • Produção I Esquiva Companhia de Dança
  • Excertos de vídeo retirados da curta metragem Vaza | José Manuel Sá
  • Apoio à criação I República Portuguesa – Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes
  • Apoio I Câmara Municipal de Vila do Conde
  • Duração | Aprox. 60 minutos
  • Classificação etária | Maiores de 12

Sobre a Esquiva Companhia de Dança

A Esquiva tem como principal missão promover, dinamizar e desenvolver de forma sistemática e coerente a experimentação, a criação, a produção, a formação e a investigação no âmbito da dança e da performance. Promovendo a intersecção e a confluência de diferentes áreas artísticas, visa a exploração de novas linguagens através do suporte à criação artística.

Formada em 2010, sob a direção de Mariana Amorim, a sua equipa de fundação é bastante eclética, juntando áreas profissionais como vídeo, fotografia, música e luz em prol do objetivo comum que é a pesquisa e desenvolvimento da área da Dança.