Fórum Jovem Vilacondense antecipa entrega da candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia da Juventude

2023/01/19

Esta quarta-feira, realizou-se, no Teatro Municipal, o I Fórum da Juventude Vilacondense no âmbito da candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia da Juventude 2026. O evento contou com a presença de mais de 250 jovens de todo o concelho, do Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, do Vereador da Juventude, Paulo Vasques, do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), do Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e da Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ).

Foram constituídos grupos de trabalho compostos exclusivamente por jovens, que discutiram propostas que gostariam de ver implementadas no concelho. Durante a tarde, os jovens vilacondenses tiveram oportunidade de apresentar publicamente as suas ideias ao Senhor Presidente da Câmara Municipal para que estes objetivos possam ser incluídos na Estratégia Municipal da Juventude e na candidatura Vila do Conde 26.

A presença do Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, na sessão de encerramento do Fórum representou um importante momento de valorização dos contributos dos jovens e da sua participação cívica.

A candidatura de Vila do Conde será entregue no dia 6 de fevereiro, mas Vítor Costa recordou os jovens que continua a contar com a participação de todos na execução da Estratégia da Juventude e na implementação dos seus projetos porque “o caminho da participação ativa não termina com a apresentação da candidatura”.

Nos últimos meses, através de conversas construtivas e informais, a candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia da Juventude tem reunido muitas centenas de jovens para pensar e projetar o futuro do nosso concelho. Foi das ideias dos jovens vilacondenses que nasceu a nossa candidatura e é pela sua voz que vamos construir a Vila do Conde que queremos em 2026.