-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Protocolo CED para controlo de Colónias de Felídeos
Protocolo CED para controlo de Colónias de Felídeos

O Município de Vila do Conde e a Associação Animais de Rua estabeleceram um protocolo que visa a concretização do Programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver) no concelho, com o objetivo de controlar as colónias de felídeos de forma ética e eficaz, evitando os nascimentos de ninhadas indesejadas e permitindo dar uma maior qualidade de vida aos animais.
Para que o objetivo seja alcançado, a Câmara Municipal e a Associação Animais de Rua apelam à colaboração dos cidadãos na identificação e localização de colónias de felídeos de forma a intervir, controlar o seu número, permitindo assim prestar cuidados de saúde e alimentação a esses animais. No âmbito deste protocolo, a autarquia vilacondense disponibiliza o microchip, vacinação antirrábica e esterilização.
Se conhece colónias de felídeos, partilhem com a Associação Animais de Rua a localização através do site https://animaisderua.org/ced, pelo e-mail porto@animaisderua.org ou redes sociais da associação (https://www.facebook.com/animaisderua e https://www.instagram.com/animaisderua/)
A existência de numerosos felídeos errantes não esterilizados em várias zonas de Vila do Conde (sede do concelho e freguesias), para além de ser prejudicial ao próprio bem-estar dos mesmos, causa também problemas aos munícipes, associados à reprodução, ao ruído, aos odores e aos focos de insalubridade.
De acordo com Regulamento de Resíduos Sólidos, Higiene e Limpeza Pública, Art. 39º (g, a zona de abrigo/alimentação dos animais tem de ser em zona privada como quintais ou terrenos com autorização do proprietário, não podendo ser instaladas colónias na via ou espaços públicos.