Convívio Interescolas no Cais da Alfândega assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

2022/12/05

Está a decorrer o programa de comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência promovido pela Câmara Municipal, Equipa DAP (Deficiência, Abordagem Plurinstitucional) e a Rede Social de Vila do Conde. Esta segunda-feira, alunos/as de escolas e jardins de infância de Vila do Conde, Junqueira, Macieira da Maia e Mindelo e também do MADI (Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual) e da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde concentraram-se, no Cais da Alfândega, para um convívio interescolas subordinado ao tema “InclusivaMente: Navegar é preciso!”.

O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, e a Vereadora da Coesão Social, Carla Peixoto, associaram-se à iniciativa que também ficou marcada pelo inicio de uma exposição composta por trabalhos e mensagens de cada uma das instituições participantes, patente ao público até 20 de dezembro.

Também hoje foi lançada mais uma edição do concurso subordinado ao tema das comemorações dirigido às escolas e jardins de infância desafiando a comunidade escolar a desenvolver trabalhos coletivos de expressão plástica.

Até 30 de setembro, são promovidas diversas iniciativas como ações de sensibilização para a problemática da deficiência, exposição coletiva e itinerante, espetáculo “Um Outro Olhar”, entre outras atividades.

A comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência tem como principal objetivo promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e também mobilizar a sociedade para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência.