Projeto VALSAR promoveu o seminário “Valorização do Sargaço na Costa Litoral Norte”

2022/12/05

O Seminário “Valorização do Sargaço na Costa Litoral Norte” realizou-se, no Teatro Municipal de Vila do Conde, no âmbito do projeto VALSAR – Valorização do Sargaço na Costa Litoral Norte. A iniciativa teve com objetivo divulgar a antiga tradição de apanha do sargaço e a importância desta atividade económica na costa litoral norte, debater as potencialidades do sargaço na economia local atual e apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto.

Os Vereadores das Câmaras Municipais de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, Mário Reis e Sílvia Costa, respetivamente, marcaram presença na sessão de abertura, seguindo-se as intervenções de Teresa Castro em representação da Área Metropolitana do Porto, do Comandante Bruno Teles da Capitania do Porto de Vila do Conde e Póvoa de Varzim e de Juvenal Oliveira do Grupo de Sargaceiros da Casa do Povo da Apúlia.

No final dos trabalhos, a coordenadora do Projeto VALSAR, Cristina Rocha, apresentou os resultados obtidos até ao momento no âmbito do projeto e a coordenadora do CMIA de Vila do Conde, Cristina Calheiros, apresentou as atividades do projeto.

Este Seminário teve a parceria do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde e contou com o apoio da Câmara Municipal.

Recorde-se que o projeto 'VALSAR' encontra-se em desenvolvimento em Vila do Conde e Póvoa de Varzim e pretende valorizar as multipotencialidades do sargaço da Costa Litoral Norte. O trabalho que está a ser desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra propõe desenvolver novos biofertilizantes e bioestimulantes para aplicação na agricultura, assim como avaliar a potencial aplicação das propriedades naturais desta mistura de algas no setor farmacêutico e de cosmética.

O projeto VALSAR – Valorização do Sargaço na Costa Litoral Norte é financiado pelo Fundo Europeu de Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA) através do programa MAR2020.

valsar_30nov22__2_
valsar_30nov22__9_