10ª Edição do desafio Sitestar – Submissão de propostas até 16 de dezembro

2022/11/30

Foi lançada a 10ª edição do Sitestar.PT, uma iniciativa que convida os jovens entre os 13 e os 18 anos a desenvolver sites em domínio .pt, de forma criativa e original.
Trata-se de um evento promovido pela DECO e o .PT no qual a Direcção-Geral do Consumidor participa como júri, entre outras entidades, e que se propõe desafiar a comunidade educativa à criação de espaços digitais criativos e inovadores com conteúdos em português e com domínio.pt, durante o ano letivo de 2022/2023.

É um desafio que contribui para a melhoria das competências digitais dos jovens, que têm a oportunidade de participar ativamente no desenvolvimento da internet e, enquanto autores e criadores, a respeitar a propriedade intelectual, cumprindo as regras de segurança e privacidade no mundo digital, sendo também uma excelente oportunidade para divulgarem projetos e atividades desenvolvidos na comunidade escolar.

O desafio Sitestar.pt está aberto a:

• estabelecimentos de ensino públicos e privados de Portugal Continental e Regiões Autónomas
  • organizações ou entidades que desenvolvem projetos em contexto de educação informal, desde que aderentes à rede DECOJovem
  • escolas portuguesas em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Macau e Timor-Leste.

Escalões:

• Escalão 1 – Alunos com idades entre os 13 e os 15 anos e/ou a frequentar o 8º e 9º ano letivos.
  • Escalão 2 – Alunos com idades entre os 15 e os 18 anos a frequentar o ensino secundário regular, profissional e de aprendizagem.

Os jovens do escalão 1 podem desenvolver e criar sites sobre diferentes temáticas do consumo, como sejam:

• Alimentação saudável para todos;
  • Gerir bem o dinheiro;
  • Para um consumo sustentável;
  • Os meus direitos.

No escalão 2, os alunos poderão desenvolver sites sobre atividades e projetos em que se encontram diretamente envolvidos e que importa divulgar, que se enquadrem dentro das seguintes categorias:

• Categoria 1 | Escola mais Digital

Contempla a criação de sites sobre os diferentes saberes, experiências e trabalhos realizados em contexto escolar com a participação dos alunos, como por exemplo: - Sites de trabalhos das disciplinas e projetos específicos; - Sites de clubes escolares; - Sites dos media na escola (plataforma online do jornal online, rádios e canais de televisão); - Sites oficiais das Associações de Estudantes.

• Categoria 2 | Faz a diferença!

Contempla a criação de sites que divulguem iniciativas de voluntariado e inclusão social onde os jovens se encontrem envolvidos e desenvolvidos a partir da Escola ou na sua comunidade, como por exemplo: - Sites de ações de voluntariado com crianças, idosos, população vulnerável, animais, etc. - Sites de iniciativas de inclusão social.

• Categoria 3 | Jovens com Talento

Contempla a criação de sites dedicados à expressão artística (música, teatro, pintura, etc.), assim como atividades desportivas nas quais os jovens participem e que pretendem promover como, por exemplo: - Sites de modalidades desportivas em que encontrem envolvidos; - Sites de grupos de teatro, pintura, entre outros; - Sites de divulgação de bandas de música.

• Categoria 4 | Escola + Sustentável

Contempla a criação de sites que promovam o aumento de conhecimento deste tema na comunidade educativa como, por exemplo: Sites de desafios escolares sobre temática da sustentabilidade promovidos pelos alunos e aplicados em contexto escolar; Sites a divulgarem boas práticas ambientais e de bem-estar; Sites sobre as temáticas da escassez de água e eficiência energética.

A inscrição e submissão da ficha de proposta de site pode ser feita até dia 16 de dezembro de 2022.

Mais informações em Home - Sitestar