-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- 25 de Novembro – Dia internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
25 de Novembro – Dia internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

A Câmara Municipal de Vila do Conde no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação associa-se à Campanha da Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género (CIG) e alerta que “Amar não é Abusar”.
Ao longo do dia, nos serviços de atendimento ao público do Município, são distribuídos postais com uma mensagem de sensibilização sobre este problema social que urge ser combatido.
O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres tem como objetivo alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.
A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.
Gabinete de Apoio à Vitima da Câmara Municipal
O Município de Vila do Conde disponibiliza o Gabinete de Apoio à Vítima. Trata-se de um serviço vocacionado para um atendimento personalizado às vítimas dos vários tipos de violência, de forma gratuita e confidencial. O objetivo é prestar a informação necessária e dar a conhecer os direitos e os apoios existentes a quem necessita.
O atendimento, a funcionar nos Paços do Concelho, é prestado por técnicos especializados da área jurídica, social e psicologia em articulação com a Associação Projeto Criar.
Horário de Atendimento - terças-feiras das 09h00 às 13h00 (mediante marcação e sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos interessados).
Contactos Disponíveis:
- Câmara Municipal de Vila do Conde - 252 248 400
- Associação Projeto Criar - 222 085 949 ou 964 899 958
Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD)
Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, envie uma mensagem para a Linha SMS 3060 ou ligue 800 202 148. É uma linha gratuita, funciona 7 dias por semana, 24 horas por dia. A CIG tem ainda em funcionamento um serviço de correio eletrónico para colocar questões, pedidos de apoio e de suporte emocional: violencia@cig.gov.pt.
Estes serviços contam com profissionais especialmente formados/as para atendimento e apoio psicossocial a vítimas de violência doméstica, que prestam informação sobre os seus direitos, sobre os recursos existentes em todo o território nacional e onde pode ser obtido apoio psicológico, social e informação jurídica.
Outros contactos
- GNR - 252 640 160
- PSP - 252 631 170
- Linha de Emergência Geral - 112
- Linha de Emergência Social – 144
Origem da data
As Nações Unidas (ONU) consideraram oficialmente o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres no ano de 1999. Desde então, este dia é celebrado por todo o Mundo.
Esta data foi criada para homenagear a Tereza, Mirabal - Patrícia e Minerva, que foram presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana – Rafael Trujillo.