Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Cinema e fotografia em destaque este fim de semana

2022/11/18

Para este fim de semana deixamos algumas propostas dentro de portas. No Teatro Municipal, amanhã, passa o filme “Amesterdão” às 16h e 21h30. Esta obra cinematográfica do aclamado argumentista e realizador David O. Russell conta a história de uma grande amizade e de um assassinato.

E já que está no Teatro Municipal, fique a conhecer uma faceta inexplorada do escritor José Saramago: a fotografia. Visite a exposição "Fragmentos dum retrato de Portugal" que apresenta cerca de três centenas e meia de imagens captadas por José Saramago durante a “Viagem a Portugal”.

Ainda no Teatro Municipal, esta sexta-feira, às 21h00, assista ao documentário “Às de Espadas” do realizador vilacondense Rúben Marques, produzido durante a pandemia Covid-19, seguindo-se uma conversa com os principais protagonistas desta obra.

Consulte todas as propostas

Amesterdão

Teatro Municipal exibe o filme "Amesterdão"

Sábado | 16h e 21h30

"Amsterdão", do aclamado argumentista e realizador David O. Russell, na década de 1930, conta a história de uma grande amizade e de um assassinato que pode ameaçar a vida dos protagonistas e abalar toda uma sociedade.

A trama policial segue três amigos íntimos: dois soldados e uma enfermeira que fizeram um pacto no passado, de sempre protegerem-se enquanto trio, não importa o que aconteça. Mas, eles perdem-se no centro do caso de um assassinato, do qual se tornam os principais suspeitos. Para provar que não estão envolvidos na morte, o grupo contará com a ajuda de aliados para tentar investigar o crime, e assim se proteger e enfrentar o verdadeiro assassino. 

Uma experiência cinematográfica que combina brilhantemente factos históricos com ficção, o filme é protagonizado por Christian Bale, Margot Robbie, John David Washington, Chris Rock, Anya Taylor-Joy, Zoe Saldaña, Mike Myers, Michael Shannon, Timothy Olyphant, Andrea Riseborough, Taylor Swift, Matthias Schoenaerts, Alessandro Nivola e ainda Rami Malek e Robert De Niro.

Bilheteira Online

exp_saramago_1_736_420

"Fragmentos dum retrato de Portugal" por José Saramago

O Teatro Municipal de Vila do Conde apresenta a exposição intitulada "Fragmentos dum retrato de Portugal" que revela uma faceta inexplorada do escritor José Saramago como "fotógrafo ocasional".

Volvidos quase quarenta anos após o lançamento do livro "Viagem a Portugal" e no ano em que se inicia a celebração do centenário do nascimento de José Saramago, esta exposição mostra perto de três centenas e meia de imagens captadas durante a Viagem, que o autor selecionou, catalogou e legendou, onde revela interesses que apontam para quatro coordenadas fundamentais: paisagens, lugares, pessoas e atividades, monumentos e arte sacra.

Todas as fotografias apresentadas nesta exposição são da autoria de José Saramago, captadas em jornadas feitas nos anos de 1979 e 1980. As legendas das mesmas são igualmente da sua autoria e as citações retiradas de "Viagem a Portugal".

A exposição foi concebida e produzida pelo Centro de Estudos Ibéricos e pela Câmara Municipal da Guarda com curadoria de Rui Jacinto e Duarte Belo. Em Vila do Conde, a iniciativa é realizada no âmbito do projeto FOTO VC.

redes_sociais_a_1_736_420

Teatro Municipal apresenta documentário “Às de Espadas” do realizador vilacondense Rúben Marques

Esta sexta-feira, às 21h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde, é exibido o documentário “Às de Espadas” do realizador vilacondense Rúben Marques, produzido durante a pandemia Covid-19, apresentando um olhar sobre os bares da cidade do Porto nesse período.

Após a exibição do documentário, que brevemente irá passar na RTP, será dinamizada uma conversa sobre a criação deste trabalho com Rúben Marques, os produtores Alberto Cardoso e André Malta, o diretor de fotografia Manuel Martins e o diretor de som Pedro Balazeiro.

Montra 22

Montra 2022 apresenta exposições e performances nas montras do comércio tradicional de Vila do Conde

A 3ª edição da Montra, mostra de arte contemporânea nas montras do comércio tradicional de Vila do Conde, traz à cidade um programa de artes plásticas, performances, vídeo, música, ateliers e conversas.

A multidisciplinaridade de conteúdos privilegiada pela montra – mostra de arte contemporânea em montras do comércio tradicional de Vila do Conde garante a inclusão de artistas relevantes, abrangendo diferentes áreas e linguagens, desde as artes plásticas, à performance, vídeo, música, integrando ainda ateliers e conversas.

Com a direção artística da fotógrafa vilacondense Margarida Ribeiro e direção de produção de Dores Carvalho, a montra é promovida pela recém-criada associação cultural Noites Claras, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde e o apoio logístico da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde, no seguimento da edição de 2021 e depois de uma experiência-piloto em 2010.

Consulte aqui a programação

Foto Coro da ESE

Concerto do Coro da ESE na Alfândega Régia

Este domingo, às 16h30, a Alfândega Régia, acolhe um concerto do Coro da Escola Superior de Educação (ESE). 

Este concerto é promovido pela Associação Dream Ignition, sedeada em Vila do Conde, em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde e a Escola Superior de Educação do Instituto do Politécnico do Porto.

A música pode ter um papel importante em estabelecer inter-relacionamentos com e entre as diversas culturas que estão presentes hoje na sociedade. Atualmente, vivemos num contexto cada vez mais marcado pela diversidade cultural. Neste sentido o reportório escolhido parte do folclore de diversos países, com arranjos recentes.

O Coro da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto desenvolveu-se ao longo dos anos integrando todos os alunos da Licenciatura em Educação Musical desta Escola. Embora de cariz disciplinar, tem-se caracterizado pela qualidade das apresentações, pelo investimento dos estudantes e pela partilha de aprendizagens e experiências que fazem deste coro uma das faces públicas deste curso de licenciatura. Ao longo dos anos destacam-se múltiplas apresentações a capela e com
orquestra no Norte e Centro do país, com repertórios que vão desde a Renascença à contemporaneidade.
Teve como maestros Rui Ferreira, Barbara Franck e Filipe Veríssimo.
É, desde 2018, dirigido pela maestrina Aoife Hiney, docente da Escola Superior de Educação.

Feira Velharias1

Feira de Velharias, Coleções e Alfarrábios

A Feira de Velharias, Coleções e Alfarrábios realiza-se sempre aos terceiros domingos de cada mês, no Mercado Municipal de Vila do Conde, das 10h00 às 19h30.

O Município de Vila do Conde e a Associação de Proteção ao Património, Arqueologia e Museus promovem esta feira com o objetivo de valorizar e preservar importantes memórias coletivas e particulares do nosso património coletivo, contando com a presença de cerca de 60 expositores.

Esta feira acontece desde outubro de 1995, sendo, por isso, uma das mais antigas do país a realizar-se sem interrupção.

 

 

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-337 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia