CMIA promove palestra sobre as potencialidades do sargaço

2022/11/15

No âmbito da exposição “Sargaço: Ontem, hoje e amanhã!” e da comemoração do Dia Nacional do Mar, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde e o Projeto VALSAR, com o apoio da Câmara Municipal, promovem a palestra «Segurança e Propriedades Farmacológicas de Extratos Obtidos do Sargaço».

Esta iniciativa, realizada online através da plataforma “Zoom”, decorre na próxima quinta-feira, às 11h30, e terá como palestrante a Professora Doutora Maria Teresa Cruz, da Universidade de Coimbra.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e pode ser efetuada através do seguinte link: https://forms.gle/JDkUWGD3fZco42Xu9

O projeto “VALSAR” - Valorização do Sargaço da Costa Litoral Norte encontra-se em desenvolvimento em Vila do Conde e Póvoa de Varzim e pretende valorizar as multipotencialidades do sargaço da Costa Litoral Norte.

O trabalho que está a ser desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra propõe desenvolver novos biofertilizantes e bioestimulantes para aplicação na agricultura, assim como avaliar a potencial aplicação das propriedades naturais desta mistura de algas no setor farmacêutico e de cosmética, esperando apresentar os primeiros resultados já no final deste ano.

O Dia Nacional do Mar pretende destacar a importância que o mar tem para a história e identidade de Portugal, bem como para a economia e o desenvolvimento do país. A data escolhida deve-se à entrada em vigor da «Convenção da Organização das Nações Unidas sobre o Direito do Mar» a 16 de novembro de 1994.

Recorda-se que a Exposição «Sargaço: ontem, hoje e amanhã.» está patente no CMIA de Vila do Conde até ao dia 23 de dezembro.