Alunos do Agrupamento de Escolas Frei João participam na Semana Ubuntu

2022/11/10

Decorre, até amanhã, a 3ª Semana Ubuntu com a participação de 26 alunos dos 7º e 8º anos da Escola EB 2/3 Frei João e a colaboração do Instituto Padre António Vieira e da Câmara Municipal de Vila do Conde.

A Vereadora da Educação da Câmara Municipal, Carla Peixoto, marcou presença na iniciativa e destacou a importância de projetos como este que privilegiam a aprendizagem e o desenvolvimento dos jovens, promovendo competências como o trabalho de equipa, o pensamento e análise crítica, a comunicação, entre outras.

Ao longo da Semana da Academia de Líderes Ubuntu, os alunos têm desenvolvido as suas competências socio-emocionais, através dos cinco pilares do método “Ubuntu”: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e sentido de serviço.

O Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde aderiu a este projeto pioneiro no ano letivo 2021/2022 no âmbito do projeto do IPAV – Academia de Líderes Ubuntu, criando o Clube Ubuntu que tem gerado um forte impacto nos alunos.

Sobre o Método Ubuntu

A palavra “Ubuntu” é uma combinação de dois termos: “Ntu” que significa pessoa e “Ubu” que significa tornar-se. Esta filosofia revela uma centralidade na pessoa na sua singularidade e, simultaneamente, propõe um caminho que cada um é chamado a fazer: tornar-se pessoa. A filosofia Ubuntu torna evidente que a natureza humana tem no seu centro a relação, “ser-com-o-outro”.

Este caminho, profundamente relacional, que se inicia no “eu” e se completa no “nós”, inspirou os promotores da Academia de Líderes Ubuntu a propor uma interpretação, possível de ser concretizada num método que possa ajudar cada um a descobrir-se como líder Ubuntu. Assim, o método proposto passa pelo aprofundamento do conhecimento de si e das suas capacidades e forças – os três primeiros passos – seguindo em direção ao outro – os dois últimos passos, onde se volta sempre ao centro de cada um para poder ir ao encontro do outro de forma renovada e melhorada.