Ação de controle de espécies invasoras e plantação de autóctones na PPRLVC e ROM

2022/11/09

Durante a manhã desta quarta-feira, no âmbito de uma iniciativa de responsabilidade ambiental, decorreu, na Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPRLVC e ROM), uma atividade de remoção de espécies invasoras e de plantação de espécies dunares autóctones.

Nesta ação, coordenada e apoiada pela Câmara Municipal de Vila do Conde, participaram cerca de 50 colaboradores, de várias nacionalidades, de um grupo empresarial internacional. O elogio à beleza das paisagens e ao património natural de Vila do Conde foi uma menção repetida e partilhada, assim como a manifestação de interesse em regressarem, em visita ou para novas iniciativas, ao nosso concelho.

De referir que as espécies invasoras, para além de constituírem potenciais riscos para a saúde pública, são uma das maiores ameaças ao bem-estar ambiental e económico do planeta. Na área protegida estão identificadas diversas espécies vegetais de cariz invasor tais como, entre outras, a erva-das-pampas, as austrálias, as canas ou o chorão das praias.

imagem_1