Apresentação da obra de Fernando Oliveira em Vila do Conde

2022/10/24

No próximo dia 4 de novembro, pelas 18h, na Alfândega Régia, são apresentados 5 volumes da obra completa do Padre Fernando Oliveira pelo Prof. Doutor Guilherme d'Oliveira Martins, com destaque para o “Livro da Fábrica das Naus”.

O Padre Fernando Oliveira (ca. 1507-ca. 1585) escreveu várias obras pioneiras em Portugal consagradas a diversas áreas de conhecimento, especialmente na área da náutica. O “Livro da Fábrica das Naus” é considerado o tratado de construção naval de madeira mais antigo do mundo, tendo sido escrito por volta de 1580.

O manuscrito original do “Livro da Fábrica das Naus” foi novamente relido por vários investigadores, fixando-se o seu texto e abrindo a oportunidade para que se realizasse novo estudo sobre o seu conteúdo. Aqui é pertinente destacar a contribuição de António José Carmo, um vilacondense ligado desde sempre à construção naval de madeira que desempenhou a função de desenhador e de responsável técnico dos estaleiros Samuel & Filhos Lda., de 1981 a 2006, desenvolvendo capacidades únicas para descodificar grande parte de informação técnica descrita pelo Padre Fernando Oliveira, no século XVI. Este volume contou igualmente com a participação do Prof. Doutor Filipe Castro.

A publicação da obra completa do Padre Fernando Oliveira é da responsabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde. Para além da apresentação pelo Prof. Doutor Guilherme Oliveira Martins, a sessão contará com a presença de muitos dos investigadores que participaram na elaboração dos diversos volumes já editados.

A apresentação destas obras em Vila do Conde reforça e reaviva a sua identidade ligada à construção naval, aos homens do mar e àquela que ainda hoje é a maior comunidade piscatória Portuguesa.