“Vamos falar sobre Bullying?” – Ordem dos Psicólogos lançou manual e checklist

2022/10/21

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) assinalou o Dia Mundial de Combate ao Bullying, comemorado a 20 de outubro, com o lançamento do Manual “Vamos falar sobre bullying?” e uma checklist para as crianças e jovens perceberem se estão a ser vítimas de bullying ou se são bullies.

O bullying entre crianças e adolescentes é um fenómeno comum, que ocorre, maioritariamente, em ambiente escolar, sendo difícil obter uma ideia exata da frequência do bullying, já que, muitas vezes, as vítimas optam pelo silêncio.

Este fenómeno pode provocar consequências graves nas vítimas como sofrimento e mal-estar, colocando em causa o desenvolvimento saudável das crianças e jovens. Trata-se de um problema que pode comprometer a aprendizagem, perturbar as relações interpessoais e o desenvolvimento socio-emocional, reduzindo a sua perceção de segurança e proteção.

O Manual agora lançado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses explica o que é bullying, os comportamentos contínuos que o caraterizam e de quem o pratica (bully), os vários tipos de bullying, entre outras questões.

Consulta aqui o Manual “Vamos falar sobre bullying?” e da checklist "Estou a ser vítima de Bullying ou estou a ser Bully?”

CIG_VsPrincipal_RGB_Cor

POISE_PT2020_FSE