Ministra da Coesão Territorial em Vila do Conde analisa projetos do Parque Urbano da Azurara e Ecovias do Ave

2022/10/10

Hoje, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, deslocou-se a Vila do Conde a convite do Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, para uma reunião de trabalho, onde foram apresentados os projetos de construção de ecovias junto às margens do rio Ave numa extensão de 6 Km e a requalificação da zona ribeirinha da freguesia de Azurara com o objetivo de se implementar um parque urbano de lazer.

Estes projetos serão financiados pelo quadro comunitário Portugal 2030 e por Fundos Nacionais e estão a ser avaliados em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Na reunião de trabalho foi também abordada a construção da futura ponte rodoviária que fará a ligação à freguesia de Azurara, o projeto de recuperação paisagística para ser desenvolvido à superfície dos armazéns de aprestos no Porto de Pesca de Vila do Conde e Póvoa de Varzim e o processo de descentralização de competências nas áreas da educação e saúde.

A Ministra da Coesão Territorial afirmou a importância das autarquias na implementação de projetos de grande relevância para as populações e territórios através da captação de verbas do programa Portugal 2030. Enalteceu ainda a ação e o empenho da Câmara Municipal de Vila do Conde na concretização de objetivos que irão contribuir para a qualidade de vida da comunidade.

No encontro marcaram também presença o Presidente da Comissão de Coordenação do Desenvolvimento da Região Norte, António Cunha, e o Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado.

Seguiu-se uma visita ao local da futura ponte rodoviária que fará ligação à freguesia de Azurara e aos Armazéns de Aprestos do Porto de Pesca de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

dscf9256
dscf9340