Vila do Conde celebrou os 112 anos da Implantação da República

2022/10/05

Comemorou-se esta manhã o 112.º aniversário da Implantação da República, em homenagem aos que, em 1910, contribuíram para a mudança do regime em Portugal.

A cerimónia oficial realizou-se na Praça Vasco da Gama, com atuação da fanfarra e revista ao Corpo Ativo de Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, a que se seguiu o hasteamento da Bandeira Nacional, pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa.

A cerimónia prosseguiu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, destacou a importância que atribui a esta histórica data e lembrou que a data assinala a transição política para o caminho da democracia, deixando a garantia que a Câmara Municipal a continuará a celebrá-la, dando mais um contributo para a sua consolidação. Vítor Costa, lembrou ainda que hoje enfrentamos o desafio de continuar a cumprir o 5 de outubro e o 25 de abril, é o desafio da democracia, é também o desafio de encontrar soluções para os problemas que se colocam à humanidade em geral, e no nosso Concelho em particular.

Também no Salão Nobre dos Paços do Concelho, interveio a Presidente da Assembleia Municipal, Ana Luísa Beirão, e os alunos do quadro de excelência 21/22 do ensino secundário das escolas de Vila do Conde, Beatriz Silva, João Pedro Silva e Maria Angélica Vilas Boas.

A cerimónia terminou com a romagem de saudade ao cemitério do Monte do Mosteiro, onde foi depositada uma coroa de flores em memória de todos os Republicanos já falecidos.

dscf7382
dscf7412