Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Entre em outubro com propostas para toda a família

2022/09/30

Este fim de semana, a 4ª edição da “amostr — mostra de edições independentes” está de regresso a vila do conde e traz consigo uma vasta programação, em vários espaços da cidade. se gosta de literatura, cinema e música, junte-se ao evento e descubra todos os convidados que compõem o programa. destaque para o espetáculo que reúne no mesmo palco António Durães, peixe, Capicua e Susie Filipe, no sábado, às 21h30, no teatro municipal.
Também até Domingo, no Auditório Municipal, há espetáculos da Casa da Música para toda a família inseridos no Projeto Holograma da Área Metropolitana do Porto.

No dia 2 de outubro, domingo, a Câmara Municipal de Vila do Conde vai celebrar o Dia Mundial do Animal com um programa repleto de atividades lúdicas e pedagógicas dirigido a toda a família, e de entrada gratuita, no Centro de Memória.

Mas não ficamos por aqui. Consulte todas as sugestões:

cave_1_1_736_420

4ª edição da Mostra de Edições Independentes


De 29 de setembro a 2 de outubro realiza-se a 4ª edição da aMOSTr – Mostra de Edições Independentes em vários espaços da cidade de Vila do Conde promovida pela Cabe Cave Associação Cultural com a parceria com a Câmara Municipal.

Juntar literatura e música é a aposta deste ano com leituras performativas da coleção elemeNtário e música ao vivo. Assim, no dia 1 de outubro, às 21h30, o Teatro Municipal de Vila do Conde apresenta “Manganês” de Beatriz de Almeida Rodrigues com leitura de António Durães e música de Peixe, e “Fósforo” de Ana Pessoa com leitura de Capicua e música de Susie Filipe.

O Palacete Melo recebe o espetáculo para crianças “Máquina de Embrulhar Poemas” pela Companhia O Som do Algodão, onde, uma vez mais, a música e a poesia se encontram. Mas esta não é a única proposta para os mais novos. Os poetas Regina Guimarães e Zetho Cunha Gonçalves e a autora e jornalista Isabel Meira têm sessões agendadas nas escolas, onde irão desenvolver uma Oficina de Impressão. Na Biblioteca Municipal, no dia 30 de setembro, às 14h30, a conversa andará à volta da “Literatura Infantil — O que é? Para que serve?” com Ana Pessoa, Isabel Minhós Martins, Marta Madureira e João Pedro Mésseder com moderação de Vladimiro Nunes.

Pela primeira vez, a par da habitual Feira do Livro no Teatro Municipal, a aMOSTr apresenta uma Feira do Disco na Junta de Freguesia de Vila do Conde, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro.

Outra das novidades é Cinem’aMOSTr — uma mostra de cerca de 30 curtas-metragens vindas de mais de 20 países criadas a partir de poesia. Neste âmbito e em parceria com o Cineclube de Vila do Conde, o Teatro Municipal exibe no dia 2 de outubro o documentário de Henrique Manuel Pereira — “Nome de Guerra, a Viagem de Junqueiro”, com a presença do realizador.

Também no Teatro Municipal, estará patente ao público uma exposição do artista plástico Alberto Péssimo.

 

holograma

Até Domingo, a casa da Música está no Auditório Municipal com espetáculos para toda a família


Sexta-feira, o Auditório Municipal recebe um espetáculo de Theo, um novo talento da Casa da Música que se apresenta ao público às 21h30. Ao longo do seu percurso, Theo foi vocalista e guitarrista de várias bandas, mas foi em 2019 que se apresentou a solo, criando música à sua imagem juntamente com Pedro Conde.

No sábado, às 10h00, para famílias, sobe ao palco “Les Feuilles Mortes”. A partir da música para o ballet “Le Rendez-vous” de Joseph Kosma, é apresentado um concerto que nos levará aos sons do jazz.

Também no sábado, pelas 21h00, solistas de formações como a Orquestra Sinfónica do Porto e Orquestra Barroca da Casa da Música e ainda do Remix Ensemble apresentam composições criadas em várias épocas, desde o séc. XVIII até aos nossos dias.

No domingo, às 10h00, para famílias, é apresentado o espetáculo “Bosque dos Sons”, um concerto inspirado nos sons da natureza onde cinco criaturas preparam-se para celebrar a chegada da primavera em volta da árvore luminosa até que algo acontece e mergulha o bosque no silêncio. Para devolver os sons ao bosque, as criaturas irão recorrer a vários instrumentos como piano, guitarra, baixo elétrico, violoncelo, percussão e muito mais.

A presença da Casa da Música no Auditório Municipal termina na tarde de domingo, às 17h00, com um concerto que contará com a participação do Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência de Touguinha.

Todos os espetáculos são de entrada livre mediante o levantamento de ingressos na bilheteira do Auditório Municipal.
Estes espetáculos inserem-se no Projeto Holograma da Área Metropolitana do Porto.

 

1000x620

Dia Mundial do Animal

No próximo domingo, dia 2 de outubro, a Câmara Municipal de Vila do Conde vai celebrar o Dia Mundial do Animal com um programa repleto de atividades lúdicas e pedagógicas dirigido a toda a família e de entrada gratuita, no Centro de Memória.

No que diz respeito às atividades relacionadas com os animais será dinamizada uma campanha de adoção, vacinação antirrábica e identificação eletrónica. As associações de proteção animal “Animais como nós” e “Animais de Rua” marcarão presença nesta celebração, sendo promovida uma palestra sobre o programa CED (colónias de gatos de rua) pela “Animais de Rua” e ainda uma comunicação sobre bem-estar animal pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Por sua vez, os Bombeiros Voluntários de Vila do Conde estarão presentes com demonstrações com os seus cães de busca e salvamento.

Relativamente às atividades lúdicas, o dia inicia com a sessão de leitura do livro infantil “Nem leão, nem tigre” pela escritora e ilustradora, Patrícia Macedo e Inna Suyunova, seguindo-se um conjunto de ateliers diversificados (de inscrição prévia obrigatória), para pais e filhos, sobre a temática animal.

Para completar a diversão, os mais novos terão ainda um espaço de insufláveis, pinturas faciais, modelagem de balões, mascotes e animais de quinta.

O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 4 de outubro, data escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença e que teve em conta o facto do dia 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais. Ainda neste dia se assinala o Dia do Médico Veterinário.

Visite-nos com o seu fiel amigo e celebre, connosco, o Dia Mundial do Animal!

 

O livro com fome

Contos ao Sábado

No próximo sábado, dia 1 de outubro, a Biblioteca Municipal José Régio, na sua atividade “Contos ao Sábado”, apresenta, pelas 16.00h, a história “O Livro com Fome”, de André Madaleno. Uma leitura animada muito divertida na qual a alimentação é abordada de forma lúdica e interativa.

Entrada livre, mas com inscrição prévia e obrigatória que pode ser feita no balcão da Biblioteca, pelo telefone 252 240 040 ou através do email biblioteca@cm-viladoconde.pt.

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-337 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia