“Representações socais e do trabalho na obra de Julio” na Galeria Julio

2022/09/28

Está patente ao público na Galeria Julio | Centro de Memória a exposição “Representações socais e do trabalho na obra de Julio”. A exposição é constituída por 84 desenhos, sobretudo dos anos 30 e 40, e 6 óleos de finais dos anos 20 e anos 30, fortemente representativos da obra expressionista do artista, onde a crítica social está bem patente, em linha com o expressionismo europeu.

Mais do que uma corrente estética, neste movimento onde encontramos representações de pobres, soldados, vítimas da doença, do alcoolismo, do vício, da fome, banqueiros, crianças, mulheres, num quadro bem narrativo do Portugal de então, o compromisso da obra de Julio com a denúncia política é facilmente constatável, assumindo a tarefa de descrever, através de imagens densas ou até violentas a forma destruída e a trágica em que mergulhara a sociedade europeia nesses anos.

Por ação da Câmara Municipal de Vila do Conde, através da Galeria e Centro de Estudos Julio – Saúl Dias, instalados no Centro de Memória, são promovidos os trabalhos de conservação, investigação e divulgação da obra do artista plástico e poeta com o objetivo de permitir, não só a sua preservação e o seu estudo, mas também a aproximação do grande público ao valioso legado de Julio, que este ano assinala 120 anos do seu nascimento.

De terça a domingo, das 10h às 18h (sábados e domingos encerra das 13h às 14h30).